A coceira no corpo acontece por uma irritação ou inflamação na pele, como no caso de pele ressecada, alergia ao suor ou picada de inseto. A coceira na pele também pode ser causada por infecção por fungos, vírus ou bactérias, ou ser devido a doenças psicológicas, como a ansiedade ou depressão, por exemplo, podendo afetar uma parte específica do corpo ou o corpo todo.
A artrite reumatoide é uma doença autoimune e inflamatória crônica caracterizada pela ação do sistema imune contra o próprio organismo, levando ao inchaço e inflamação das articulações, além de dificuldade para movimentar a articulação, diminuição da força local e dor que é pior logo após acordar. Veja como identificar a artrite reumatoide.
Alguns achados fornecem diretrizes úteis sobre a causa. Por exemplo, se houver sensibilidade ao redor da articulação, porém não sobre a articulação, é mais provável que a causa seja bursite ou tendinite. Se houver sensibilidade em muitas áreas além das articulações, é possível que seja fibromialgia. Se a coluna vertebral estiver sensível, além articulações, as causas possíveis incluem osteoartrite, artrite reativa, espondilite anquilosante e artrite psoriática. Os achados nas mãos podem ajudar os médicos a diferenciarem entre artrite reumatoide e osteoartrite, dois tipos especialmente comuns de artrite. Por exemplo, a artrite reumatoide é mais propensa a envolver as grandes articulações dos dedos (aquelas que unem os dedos à mão) e pulsos. A osteoartrite é mais propensa a envolver as articulações dos dedos próximas à unha. O pulso não é afetado comumente pela osteoartrite, exceto na base do polegar.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
Além disso, existem alguns problemas de pele que podem surgir ou piorar neste período, como o prurido gestacional, causado por alteração das vias biliares, ou outras dermatoses como urticárias, dermatose papular ou penfigoide gestacional, por exemplo.
A epicondilite é a inflamação dos músculos extensores do punho principalmente devido à realização de esforço repetitivo, sendo percebida dor no cotovelo, que pode irradiar para o antebraço e piorar ao abrir a porta, ao pentear o cabelo, escrever ou digitar, por exemplo. Além disso, pode haver também diminuição da força no braço ou no punho, o que pode tornar o ato de segurar um copo, por exemplo, difícil.
A torção do joelho também pode ser uma das causas de dor na articulação e pode acontecer devido ao alongamento excessivo dos ligamentos, realização de movimentos bruscos ou pancada no joelho, por exemplo, resultando em sintomas como dor intensa no joelho, inchaço e dificuldade para dobrar o joelho.
O que fazer: depois de confirmado o diagnóstico da doença que causa o problema no fígado ou vesícula, o médico poderá receitar medicamentos para estimular a produção de ácidos biliares que ajudam a equilibrar os níveis de gordura na bile. Nestes casos, também é importante evitar o consumo de álcool e bebidas com cafeína, assim como deve-se ser feita uma dieta balanceada, pobre em gorduras.
Então, os médicos fazem um exame físico completo. Eles verificam todas as articulações (incluindo as da coluna vertebral) procurando por inchaço, vermelhidão, pontos quentes, sensibilidade e ruídos produzidos quando as articulações são movimentadas (crepitações). As articulações são movimentadas em toda sua amplitude de movimento, primeiro pela pessoa sem assistência (amplitude de movimento ativo) e depois pelo médico (amplitude de movimento passivo). Esse exame ajuda a determinar qual estrutura está causando a dor e se há inflamação. Os médicos também examinam os olhos, boca, nariz e região genital em busca de lesões ou outros sinais de inflamação. A pele é examinada para verificar a presença de erupções cutâneas. Os nódulos linfáticos são apalpados e os pulmões e coração examinados. Geralmente, os médicos testam a função do sistema nervoso a fim de detectar doenças dos músculos ou nervos.
Presença de um distúrbio de sangramento, uso de anticoagulantes (“afinadores do sangue”, por exemplo, varfarina) ou uma hemoglobina anormal no sangue (por exemplo, anemia falciforme)
"É comum que os dermatologistas recebam pessoas que dizem estar com alergia só por causa da coceira, mas na verdade estão com algo infeccioso. Por este motivo, é sempre bom avaliar o quadro clínico completo", destaca a médica.
Desta forma, com o acúmulo de bile no corpo os níveis de bilirrubina, que é um componente da bile, ficam muito aumentados provocando sintomas como pele e olhos amarelados e coceira na pele, que é mais intensa durante a noite e pode ser mais localizada nas solas dos pés e na palma da mão.
A bursite e tendinite geralmente resultam de uma lesão que frequentemente afeta apenas uma articulação. No entanto, algumas doenças causam a bursite ou tendinite em muitas articulações.
O que fazer: deve-se consultar o dermatologista para avaliação das características das lesões e, assim, seja orientado tratamento de acordo com cada tipo de dermatite, o que pode incluir cremes hidratantes à base de ureia, remédios corticoides ou anti-alérgicos, por exemplo.
Alguns distúrbios inflamatórios crônicos podem afetar a coluna vertebral e as articulações dos membros (denominadas articulações periféricas). Alguns afetam certas partes da coluna vertebral com mais frequência. Por exemplo, a espondilite anquilosante afeta mais comumente a região inferior (lombar) da coluna vertebral, enquanto que a artrite reumatoide afeta mais frequentemente a parte superior (cervical) da coluna vertebral no pescoço.
O que fazer: É importante que o reumatologista ou clínico geral seja consultado para que possam ser recomendados remédios para aliviar os sintomas de inflamação, diminuir os níveis de ácido úrico no sangue e favorecer a sua eliminação na urina. Entenda como deve ser o tratamento para gota.
As reações alérgicas podem causar coceira intensa, que pode ser acompanhada de outros sintomas como formação de pequenas bolhas vermelhas ou brancas, crostas ou feridas na pele. Veja como identificar a alergia na pele.
A forma mais eficaz de aliviar a dor articular é tratar o distúrbio que causa a dor. Por exemplo, antibióticos podem ser administrados para tratar a artrite infecciosa. Ossos com fraturas podem necessitar imobilização (por exemplo, com uma tala).
A artrite é a principal causa de dor nas juntas e pode acontecer devido ao excesso de peso, traumatismo e desgaste natural da articulação, levando ao aparecimento de sinais e sintomas como dor, dificuldade para realizar movimentos com a articulação acometida e deformidade.
A tendinite corresponde à inflamação do tendão, que é a estrutura que liga os músculos aos ossos, e causa dor, dificuldade de movimentar o membro afetado, além de inchaço e vermelhidão local. A tendinite está na maioria das vezes relacionada com a realização de movimentos repetitivos.