De acordo com o art. 6º-D da Lei nº 10.
A Caixa Econômica Federal é um dos agentes financeiros do Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES. Ou seja, é um dos bancos onde o aluno poderá assinar o contrato do FIES e através do qual pagará as taxas trimestrais e as parcelas do financiamento.
A dívida do FIES pode ser parcelada por um período super longo. O tempo exato vai depender de alguns fatores, como a duração do curso financiado, por exemplo. ... Utilização: Acontece enquanto você estiver estudando no curso financiado. Durante esse período é preciso pagar um boleto a cada três meses.
O aluno, beneficiado pelo Fies, tem condições de iniciar o pagamento da dívida o quanto antes. Para isso, ele terá que fazer uma solicitação no SisFIES (Sistema Informatizado do FIES) e assinar o termo de encerramento. Isso pode acontecer tanto na fase de carência como na de amortização.
Os estudantes em atraso com o Fies (Financiamento Estudantil) no Banco do Brasil poderão renegociar as parcelas até o fim do ano. A instituição financeira lançou um programa que prevê descontos de 25% a 100% nos juros de mora. A parcela não poderá ser inferior a R$ 200.