Apresenta o pericôndrio (tecido conjuntivo denso não modelado), que tem função de fazer novas células da cartilagem, favorecendo o crescimento, tem a função de nutrição e oxigenação e eliminação dos resíduos. CARTILAGEM ELÁSTICA: Na sua matriz tem menos colágeno tipo II e mais fibra elástica.
A lâmina epifisial é uma camada de cartilagem hialina na metáfise de um osso em crescimento que consiste em quatro zonas: Zona de cartilagem de repouso: é a mais próxima da epífise e consiste em pequenos condrócitos dispersos.
O crescimento ósseo em comprimento ocorre nas epífises. Sob um microscópio, podem ser vistas cinco zonas de ossificação nas epífises.
Desenvolvimento: processo de maturação que envolve uma diferenciação progressiva aos níveis celular e tecidual, enfocando o mecanismo biológico real que leva ao crescimento.
A zona de crescimento da raiz localiza-se na zona lisa, também chamada de zona de desenvolvimento, situada entre a coifa e a zona polífera. ... A zona de crescimento da raiz caracteriza-se por possibilitar a multiplicação celular e o desenvolvimento celular, pois promove o crescimento subterminal da raiz.
A ossificação intramembranosa ocorre na formação de ossos curtos, ossos do crânio e no crescimento em espessura de ossos longos. Esse tipo de ossificação não depende da presença de tecido cartilaginoso e sim de uma membrana conjuntiva, na qual haverá diferenciação de células mesenquimais em osteoblastos.
Crescimento nos ossos longos A ossificação endocondral ocorre na formação de ossos longos, como os das pernas e os dos braços. Nesses ossos, duas regiões principais sofrerão a ossificação: o cilindro longo, conhecido como diáfise e as extremidades dilatadas, que correspondem as epífises.