"Aprendi com uma amiga a usar água na hora de enrolar as bolinhas ao invés da manteiga. Mas tem que botar pouquíssima quantidade de água na palma da mão. Assim não gruda nada e nem suja a mão", explica a atriz.
Se acondicionado em caixas plásticas com tampa e guardados na geladeira duram uma semana. Os docinhos podem ser congelados. Primeiro coloque-os em um refratário e leve ao freezer. Quando congelados coloque-os em caixas plásticas com tampa,por data e armazene por 3 meses.
Arrume os docinhos dentro de um pote com tampa em 2 a 3 camadas intercaladas com papel alumínio. Outra opção é congelar as bolinhas fora das forminhas e depois juntá-las em um saco plástico dentro do freezer. Quando quiser servir, é só arrumar cada doce dentro da forminha e esperar descongelar ;D.
– Tubetes e latinhas: se for encher com MM's, confetis e confeitos, e ficarem fechados, você pode encher com 4 dias de antecedência (se a festa for no sábado, prepare-os na terça anterior à festa);
Após aberto, tem validade de 15 dias quando refrigerado; O Beijinho pode ser congelado por 3 meses e as características serão mantidas.
Segundo os cozinheiros, ela pode ser armazenada na geladeira normalmente, assim como os docinhos comuns. Além de deixar o doce fresquinho, é uma maneira de deixá-lo entrar em contato com insetos e com o próprio ar ambiente.
Tenha sempre um pote com água ao lado e vá molhando levemente os dedos. 4 - O uso da glucose ajuda a dar brilho, maciez e a não açucarar o brigadeiro.
Coloque em potes plásticos ou de vidro com tampa para evitar o contato com o ar, que causa sua degradação. Se deixar no pote com tampa dentro da geladeira, pote hermético, o doce fino pode durar até 15 dias sem estragar, pois dentro da geladeira é menos úmido.
Modo de Preparo:
Para enrolar o método mais comum é passar margarina nas mãos para não grudar, porém outro método eficiente e que não deixa com o gosto da margarina é deixar a mão gelada. Para isso coloque água gelada e gelo em uma tigela e mergulhe as mãos quando sentir que o Beijinho de coco começou a grudar.
Para fazer 200 brigadeiros você precisará de 8 latas de 355 gramas de leite condensado. No total seria necessário 2.
Voilá! Mas se vocês perceberem que perderam o ponto do brigadeiro, enquanto ele ainda está mole, é só colocar um pouquinho de leite para amolecê-lo. Não precisa transformar em outra coisa.
Para tentar consertar a bobagem, adicionei um pouco de chocolate em pó (amargo) e creme de leite.
Modo de preparo Mexa com uma espátula de silicone até a manteiga derreter. Acrescente o coco ralado e continue mexendo por cerca de 12 minutos, até o doce engrossar, para comer de colher – mexa raspando bem os fundos e lateral da panela com a espátula para não queimar.
Mas onde tem açúcar tem cristalização, e onde tem leite condensado tem açúcar e onde tem açúcar tem “problema”! ... Mas o que ele faz é aumentar a quantidade de gordura e proteína na massa do doce fazendo com que os cristais fiquem mais dispersos evitando assim que a cristalização se forme com tanta rapidez.
Modo de esfriar Uma dica é cobrir com papel filme logo depois que a temperatura abaixar (nada de cobrir o doce quente se não ele vai suar). Isso evitará o contato da massa com o ar, estando em temperatura ambiente ou na sua geladeira.
Por que ocorre a cristalização em doce de leite? O principal fator para a ocorrência da cristalização em doce de leite é a própria lactose. Com a evaporação da água durante a produção, esse açúcar pode alcançar uma concentração de supersaturação, principalmente somado à adição de sacarose.
De acordo com Coelho et al. (1982), o emprego de 20 mg de lactase por litro de leite é suficiente para evitar a cristalização do doce por um período de até 180 dias.
Essa aplicação da enzima deve ser realizada no início da produção, hidrolisando previamente a lactose do leite e, depois, o processo padrão pode continuar normalmente. Aproximadamente 30% de hidrólise é suficiente para evitar esse defeito por até 180 dias após a fabricação.
Coloque um pires virado pra baixo no fundo da panela, pra evitar que o leite borbulhe muito, suba e derrame. Reduza o fogo e cozinhe o doce por mais ou menos 1h e 15min, mexendo a cada 5min, até começar a tomar cremosidade e a cor do leite condensado, pra comer de colher.
Colocar um pouco de suco de limão ou algum tipo de vinagre pode salvar um prato muito doce, pois eles equilibram o gosto do açúcar. Outra opção é utilizar chocolate em pó sem açúcar quando for fazer algum doce que leva chocolate. Isso porque o achocolatado em pó comum leva açúcar, deixando a receita ainda mais doce.
O sal funciona como um “filtro”, suprimindo a amargura que por sua vez suprime outros gostos, como doçura e acidez.
Aposte em coberturas ou caldas cítricas. Se o seu bolo for simples, sem outros recheios ou coberturas, uma boa dica é preparar uma calda cítrica, como de limão ou laranja. Essa combinação será capaz de anular o excesso de doçura captado pelo paladar.