Aparelho urogenital é a unidade anatômica constituída pelos órgãos formadores e eliminadores da urina e pelos órgãos genitais responsáveis pela reprodução e perpetuação da espécie. 3. Na espécie humana, como em outros mamíferos, o aparelho urinário compõe-se de dois rins, dois ureteres, bexiga urinária e a uretra.
O sistema urinário tem origem comum com o sistema genital, e várias partes de um sistema são usadas pelo outro. Os dois sistemas originam-se dos pedúnculos dos somitos, também chamados mesoderma intermediário, que se situam entre os somitos e o mesoderma lateral.
O Seio urogenital (também conhecido como cloaca persistente) é uma parte do corpo humano apenas presente no desenvolvimento dos órgãos do aparelho urinário e reprodutivos. A parte ventral da cloaca é formado depois que a cloaca se separa do canal anal durante a quarta e sétima semanas de desenvolvimento.
Desenvolve-se na região lombar do embrião desde o começo da quinta semana e dele derivam os néfrons definitivos. Os ureteres e o rim definitivo surgem de esboços diferentes por interações combinadas entre ambos.
A sua formação envolve três tipos de rins: Pronefro (Figuras 1 e 2): no início da 4ª semana surge um grupo de sete a dez células na região cervical, que formam unidades excretoras, denominadas nefrótomos, rudimentares e não funcionais, que logo se degeneram.
Os quatro tipos são:
Os rins são órgãos encontrados aos pares na região posterior abdominal, estando cada um localizado lateralmente à coluna vertebral.
O rim direito normalmente situa-se ligeiramente abaixo do rim esquerdo devido ao grande tamanho do lobo direito do fígado. Na margem medial, côncava, de cada rim, encontra-se uma fenda vertical – o HILO RENAL – onde a artéria renal entra, e a veia e a pelve renal deixam o seio renal.
Anatomia dos rins O rim esquerdo fica, normalmente, localizado um pouco mais alto que o direito. Os rins são órgãos retroperitoniais, ou seja, ficam localizados mais próximos das costas, atrás da cavidade abdominal, protegidos pela porção posterior das costelas.
Os rins são órgãos do sistema urinário relacionados, entre outras funções, com o controle da concentração de substâncias no nosso sangue. Nos rins a urina é formada, mais precisamente, nos néfrons, suas unidades funcionais.
Parto normal dói mais do que cesárea O pós-parto de uma cesariana é bem mais doloroso. Trata-se de uma cirurgia grande, onde são cortados nervos e diversos níveis de tecido.
Descubra quais são as piores dores do mundo:
RE: São duas: a neuralgia do trigêmeo e a cefaleia em salvas. Sinta o drama: a neuralgia é uma dor ocasionada pelo nervo trigêmeo, responsável por controlar a musculatura da mastigação e a sensibilidade do rosto.
“A dor de parto é diferente das outras dores e, no fim, tem o nascimento do bebê. Então, muitas vezes, apesar de ser uma dor rigorosa, a mulher acaba tendo uma aceitação melhor”, tranquiliza a médica. Poliani também defende que não existe relação entre a dor da cólica e a dor do trabalho de parto.
O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.