EQST

O Que O Racismo Epistemicdio?

O que é o racismo epistemicídio?

“Nesse processo de exclusão o crivo é racial, […], o epistemicídio, é utilizado como estratégia de proteção do grupo hegemônico, pertencentes da raça branca, em detrimento daqueles que são deixados para morrer, a raça negra.

O que é genocídio epistêmico ou epistemicídio?

Uma vez que Dussel se centrou na lógica genocida da conquista, este artigo aponta para as implicações dos quatro genocídios do século XVI que Boaventura de Sousa Santos (2010) chamou de "epistemicídio", ou seja, a destruição de conhecimentos ligada à destruição de seres humanos.

O que é pensamento abissal Boaventura?

No campo do conhecimento, o pensamento abissal consiste na concessão do monopólio da distinção universal entre o verdadeiro e o falso à ciência, em detrimento de dois conhecimentos alternativos: a filosofia e a teologia.

O que é enegrecer o feminismo?

Enegrecendo o feminismo é a expressão que vimos utilizando para designar a trajetória das mulheres negras no interior do movimento feminista brasileiro.

Onde Sueli Carneiro nasceu?

São Paulo, São Paulo Sueli Carneiro/Local de nascimento

O que é interseccional?

O termo interseccionalidade é um conceito sociológico preocupado com as interações e marcadores sociais nas vidas das minorias.

O que é interseccionalidade e como esse conceito funciona?

Interseccionalidade (ou teoria interseccional) é o estudo da sobreposição ou intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados de opressão, dominação ou discriminação.

O que é sexismo epistêmico?

O privilégio epistêmico e a inferioridade epistêmica são dois lados da mesma moeda. A moeda é chamada racismo/sexismo epistêmico (Grosfoguel, 2012), na qual uma face se considera superior e a outra inferior.

O que é linhas abissais?

Santos (2011) distingue duas linhas no pensamento moderno ocidental: a linha “de cá” e a linha “de lá”. ... As linhas “cartográficas” que demarcavam territórios no século 15, segundo o autor, persistem no pensamento moderno ocidental e, portanto, nas relações políticas, sociais e culturais como “linhas abissais”.

O que Sueli Carneiro fundou no ano de 1988?

Em 1983, Carneiro reivindica a participação de uma representante negra no Conselho Estadual da Condição Feminina, órgão então formado por 32 mulheres, todas brancas. Em 1988 funda o Geledés – Instituto da Mulher Negra, primeira organização negra e feminista de São Paulo.

Quais os nomes de três obras que Sueli Carneiro escreveu?

Obras
  • Escritos de uma vida (Editora Letramento, 2018). ISBN 978-85-9530-107-8.
  • Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil (Selo Negro, 2011). ...
  • Mulher negra: Política governamental e a mulher (1985), com Thereza Santos e Albertina de Oliveira Costa.
  • A construção do outro como não-ser como fundamento do ser.