substantivo feminino Preparado de plantas medicinais, aplicado sobre um machucado ou parte do corpo dolorida, usado entre dois panos, folhas ou com diversos materiais apropriados, para fins terapêuticos, geralmente para curar uma infecção ou cicatrizar uma ferida.
Na forma mais comum, são feitos a partir de uma farinha ou pó, ao qual podem ser adicionadas diversas plantas com poderes curativos, misturando-se com óleos vegetais, óleos minerais ou água até se formar uma pasta que é aquecida e depois aplicada.
Significado de Emplasto substantivo masculino Remédio para uso externo que, quando exposto ao sol, se adapta à pele. Material utilizado para colocar a substância emplástica; curativo. [Por Extensão] Serviço ou reparo malfeito. ... Do mesmo significado de emplastro.
Modo de fazer: Colocar em um recipiente que não seja de alumínio, 1 colher da planta lavada picada, acrescentar 1 xícara de água fria, tampar, lavar ao fogo e deixar ferver de 5 a 15 minutos. Depois de fervido deixar descansar mais 15 minutos tampado. Coar e tomar ainda morno.
Como usar o mastruz Infusão de mastruz: colocar 1 colher de sopa de folhas secas de mastruz numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 1/2 ou 1 xícara inteira de manhã por 3 dias.Il y a 20 heures
Deve-se amassar 1 punhado de folhas com sal e aplicar sobre a área contundida e enfaixar. Para tosses com catarro e bronquites, deve-se preparar a infusão com 1 colher (sopa) de folhas e flores frescas picadas em 1 xícara (chá) de água fervente. Tomar de 8 em 8 horas.
Assim, para fazer o chá de arruda, é indicado acrescentar 1 punhado de folhas secas de arruda em 1 xícara de água fervente e deixar por cerca de 15 a 20 minutos. Em seguida, deixar amornar, coar e beber em seguida.
Modo de fazer
Cataplasma de 6 g de folhas amassadas ao ponto de pasta e aplicar sobre o ferimento, várias vezes ao dia. Pode-se adicionar glicerina à pasta. Emplastro: esmagar as folhas em água morna e aplicar sobre o ferimento 2 vezes ao dia. No caso de contusões e inchaços, colocar o emplastro dentro de um pano antes de aplicar.
Usado para artrite, entorses e queimaduras na pele. Receita enviada por Pierre da França, agradecemos a ele! – Raizes frescas de confrei. -Depois de separar a raiz do confrei com uma espátula, lavar e ralar sobre um prato, como se faz com as cenouras.
Compressas de confrei Para preparar umas compressas de confrei, devem-se ferver 10 g de folhas de confrei em 500 mL de água e depois coar e colocar a mistura em uma compressa e aplicar sobre a região afetada.
Como utilizar o confrei Para tratamento feridas e dermatites, coloque uma colher de sopa de folhas frescas com meio copo de água em um pilão. Amasse e em seguida coe com um pano. As compressas devem ser aplicadas o local afetado durante uma semana.
Não se deve fazer o chá muito forte, pois pode atacar os rins ou o fígado. Não se deve usar as folhas novas, mas sim as adultas e de preferência secas. Modo de usar: O chá de confrei é indicado para a pele, intestinos e ovários.
POMADA DE CONFREI Indicações: feridas, contusões, dores musculares e para massagens.
“A bola da vez” é o confrei (Symphytum officinale L.). Considerado milagroso, ele apresenta sim efeito cicatrizante, sendo interessante para auxiliar na cicatrização de feridas em diabéticos, idosos e desnutridos. O uso, no entanto, deve ser restrito à pele, na forma de emplastros e compressas.
Onde encontrar Confrei? Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em hortas domésticas, feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas. Na Europa e Ásia, ele é cultivado e usado como forrageira para aves, por ser rico em proteínas.
Ferva folhas da erva e, ao esfriar, lave o rosto com essa água. O chá de confrei pode ser usado do mesmo modo, pois tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. Em casos mais graves, quando há muitas espinhas inflamadas com pus, o dermatologista deve ser consultado.
O Barbatimão é uma planta medicinal, também conhecida como Barbatimão-verdadeiro, barba-de-timan, casca-da-mocidade ou ubatima, e é muito usada para ajudar a tratar feridas, hemorragias, queimaduras, dores de garganta ou inchaços e hematomas na pele, por exemplo.
O chá é geralmente feito com a casca de barbatimão, onde se concentram os maiores benefícios da planta. Mas as folhas também podem ser utilizadas no preparo da bebida. Mergulhe 20 gramas de cascas ou folhas de barbatimão em um litro de água fervente filtrada. Deixe o preparo no fogo durante 10 minutos.
Diurético. Ajudar no tratamento de pressão alta.
Barbatimão. Segundo especialistas, esse banho de assento ajuda a reduzir os sintomas de candidíase e verrugas vulvares provocadas pelo HPV. Nesse caso, é indicado fazer um chá com as cascas e/ou folhas do barbatimão. Você pode usar, aproximadamente, duas colheres de sopa para cada litro.
“Se você aplicar o barbatimão em forma de extrato sobre uma mucosa, que é o que reveste a vagina, que é o que reveste a boca, imediatamente você vai ter uma contração do local. E isso é o que conferiu ao barbatimão a fama da “casca da virgindade” ou a “casca que aperta””.
Em um litro de água fervente adicionar as cascas de Barbatimão ou as folhas, e deixar repousar durante 5 a 10 minutos. Coar antes de beber. Este chá deve ser bebido ao longo do dia, 3 a 4 vezes por dia. Também pode ser utilizado em banhos de assento para tratar doenças das partes íntimas.
O alecrim, Rosmarinus officinalis, é uma planta aromática muito utilizada nas medicinas populares, para tratar estados de agitação, depressão, falta de ânimo, dentre outros. Mas, quando usado em banho de assento pode tratar também a flacidez da musculatura vaginal, recuperando o seu tônus natural.
Como preparar:
O alho tem excelentes propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais, ajudando a combater principalmente a candidíase e a vaginite bacteriana.