Orientações Escolha PNLD Literário 2020 O PNLD é uma política pública executada pelo FNDE e pelo Ministério da Educação destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias de forma sistemática, regular e gratuita. O PNLD é um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo.
Cada edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é focada em uma etapa de ensino. No PNLD 2020, os gestores e docentes deverão selecionar as obras para os anos finais do Ensino Fundamental. Os livros que chegarem às escolas no próximo ano serão utilizados pelas instituições pelos próximos quatro anos.
O PNLD tem como objetivo levar material didático adequado para cada nível educacional para todos os estudantes da rede pública e, por isso, a escolha é minuciosa desde o momento da inscrição das editoras. ... As editoras se inscrevem para participar do PNLD em prazos definidos pelo FNDE e divulgados em edital.
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do País.
O Programa tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários. O PNLD é executado em ciclos trienais alternados.
A importância do livro didático como instrumento de ensino se deve ao fato de ele ser um facilitador no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do aluno. ... Apesar de o livro didático oferecer um suporte para o professor, o educador continua tendo a autonomia para construir a sua aula e toda a sua dinâmica.
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira e iniciou-se, com outra denominação, em 1937. 1937 - O Decreto-Lei nº 93, de 21 de dezembro de 1937, cria o Instituto Nacional do Livro. ...
Realiza-se por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao MEC e responsável pela captação de recursos para o financiamento de programas voltados para o ensino fundamental.
A escola deve apresentar duas opções na escolha das obras para cada ano e disciplina. Caso não seja possível a compra da primeira opção, o FNDE envia à escola a segunda coleção escolhida. Portanto, a escolha da segunda opção deve ser tão criteriosa quanto a primeira.
O registro da escolha deve ser feito pelo diretor da escola no Sistema PDDE Interativo. Caso algum diretor ainda não tenha acesso a esse sistema, deverá entrar em contato com a secretaria de educação para solicitá-lo.
O processo de escolha envolve duas etapas: a análise das obras aprovadas pelo Ministério da Educação, publicadas no Guia do PNLD, e o registro das obras escolhidas pelo corpo docente de cada escola. São ações sérias e que precisam ser realizadas conscientemente e de forma democrática em cada unidade escolar.
A escolha do livro didático: critérios para a seleção
As principais características que foram propostas para serem analisadas em um livro didático são: a legibilidade gráfica; os valores e as atitudes veiculados no texto; a adequação ao perfil do leitor; a adequação das abordagens usadas pelo autor e as referências e fontes utilizadas.
A produção de material didático de EaD, especialmente no desenvolvimento textual possui especificidades que reservam qualidade ao processo de aprendizagem. ... O objetivo é apresentar pequenos textos explicativos para serem acessados conforme interesse.
Você deve ter observado que as perguntas sugeridas pelo Guia do Livro Didático podem ser organizadas em três grandes eixos: 1) as três primeiras perguntas referem-se aos conteúdos, sua organização seqüencial e relação aprendizagem/currículo da escola; 2) as três perguntas seguintes focalizam a legibilidade do livro ...
São materiais de pesquisa, ensino e aprendizagem oferecidos de forma gratuita no ambiente virtual. Eles incluem conteúdos em qualquer formato de mídia, como textos, vídeos, games e aplicativos, além de ferramentas digitais que permitem criação, uso e compartilhamento de informações.
Os recursos didáticos nada mais são do que as ferramentas que o professor utilizará durante todo o ano letivo e pode, muitas vezes, precisar de algumas alterações ou novos utensílios que servirão para o aprimoramento das atividades e aulas realizadas na escola.