O pensamento A3 é um sistema de gestão e de mentoria que proporciona ao mentor e ao mentorado o desenvolvimento de suas capacidades de resolução de problemas por meio do método científico. A ferramenta crucial que representa esse pensamento é o relatório A3, assim chamado porque é escrito em um papel de tamanho A3.
Estas etapas são organizadas em uma folha A3, e deve obedecer os seguintes critérios.
Exemplo do uso da técnica dos cinco porquês. O desenvolvimento do formulário A3 baseia-se no modelo científico PDCA – Planejar, fazer, verificar e agir (Plan-Do-Check-Act), divulgado por Deming em 1950, o qual a base para o sucesso é o diálogo entre subordinado e mentor (nemawashi).
Dicas para uso do método A3 Vá ao gemba. Utilize ferramentas de apoio. No passo de identificação das causas, por exemplo, podem ser muito eficazes ferramentas como Cinco Porquês e Diagrama de Causa e Efeito. Ainda que a apresentação deve ser concisa, nunca seja superficial na pesquisa e elaboração.
A implementação da metodologia Lean na saúde tem como objetivo a melhora das atividades realizadas no setor. Com uma gestão adequada, eficiente e ágil, o paciente é o principal beneficiado, já que todo o processo, desde a sua admissão na unidade de saúde, é pautado pela melhoria contínua.
Lean Healthcare é a filosofia do Lean Manufacturing aplicada na área da saúde. ... Um dos principais pilares da gestão Lean é a eliminação de desperdícios. Na área da saúde, é comum processos com gastos excessivos de material ou falta de controle no estoque.