O satélite está sempre rodando e faz dois movimentos: gira ao redor da Terra, acompanhando o movimento de translação ao redor do Sol (no chamado movimento de translação da Lua), e em torno de si (movimento de rotação).
Os movimentos de rotação e revolução têm a mesma duração, pois são realizados, em tempos iguais, num período aproximado de 28 dias. Este período de 28 dias, em que a Lua gira ao redor da Terra e ao redor de si mesma se chama mês lunar.O número de dias do mês lunar é diferente do número de dias do mês da Terra.
23 horas
Lunação, período sinódico da Lua ou mês sinódico é o tempo transcorrido entre duas luas novas consecutivas. Esse período tem a duração de 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 2,9 segundos, o que corresponde a dias.
29,5 dias
29,5 dias
O eclipse lunar acontece quando a Terra fica entre o Sol e a Lua. No eclipse solar, a Lua fica entre a Terra e o Sol.
Trata-se do fenômeno que ocorre quando um corpo celeste interpõe-se entre outro corpo celeste e uma fonte de luz. Eclipse é o escurecimento total ou parcial de um astro feito por meio da interposição de um segundo astro frente à fonte de luz. Existem dois tipos de eclipses: o solar e o lunar.
Em 30 de novembro, além de marcar a última Lua Cheia do mês, é o dia em que os observadores do céu podem admirar um eclipse lunar penumbral. Esse fenômeno ocorre quando a Lua passa pela parte externa da sombra da Terra (penumbra), projetada pelo Sol.
O fenômeno do eclipse solar só pode acontecer durante a Lua nova, pois é apenas nessa fase que a Lua encontra-se entre a Terra e o Sol.
O eclipse solar ocorre sempre que a imagem do sol sobre alguma parte da superfície terrestre é encoberta por algum corpo celeste, geralmente a Lua. ... Na área atingida pela umbra, a sombra total da Lua, o eclipse manifesta-se de forma completa, ou seja, a Lua “fica na frente” do brilho do Sol totalmente.
30 de junho de 1973
A cada ano, ocorrem somente 2 eclipses do Sol e 2 da Lua, em média! O plano da órbita terrestre em torno do Sol é inclinado cerca de 5o com relação ao plano orbital lunar.
Como o plano de órbita da Lua em torno da Terra não coincide com o do planeta em torno do Sol - há uma inclinação de aproximadamente 5 graus - o fenômeno não ocorre com tanta frequência.
Tipos de eclipses lunares
Existem, por classificação, três diferentes tipos de eclipse lunar: o total, o parcial e o penumbral. O eclipse total ocorre quando toda a lua é encoberta pela sombra da Terra.