MÓDULO DE ELASTICIDADE NA APLICAÇÃO EM MATERIAIS SÓLIDOS Nesta lei é utilizado um coeficiente que é específico para cada material, este coeficiente é chamado módulo de elasticidade ou módulo de Young, que determina a capacidade que um material tem de resistir a tensões, sem que haja deformações ou rompimento.
O modulo de elasticidade transversal é representado pela letra G e é obtido pela equação: G= E / (2 x ( 1 + v) ). E é o modulo de elasticidade e v é o coeficiente de Poisson.
Ela é calculada como uma variação percentual na quantidade demandada—ou ofertada—dividida pela variação percentual no preço.
Coeficiente de Poisson= (Δe/eo) / (Δl/lo) eo – dimensão transversal inicial; Δl – variação da dimensão longitudinal; lo – dimensão longitudinal inicial. O coeficiente de Poisson varia com o tipo de material, como se pode verificar na Tabela 5.
A relação entre a deformação transversal e a longitudinal é denominada coeficiente de Poisson e indicada pela letra ν. Para tensões de compressão menores que 0,5 fc e de tração menores que fct, pode ser adotado ν = 0,2.
Assim, o alongamento por unidade de comprimento, ou alongamento específico, denominado deformação, ε, é calculado pela equação 3.
E pela definição do coeficiente de Poisson , essa deformação longitudinal é acompanhada por uma deformação lateral.
A deformação ou elongação é a medida da variação do comprimento da mola. Nesse sentido, pode ser calculada pela diferença entre o comprimento final e o comprimento inicial da mola. Quando a mola encontra-se em seu tamanho original, livre da ação de forças que a deformem, a elongação é nula.
A elasticidade define-se como sendo a propriedade que certos materiais apresentam de serem capazes de recuperar a sua forma e o seu estado inicial, depois de terem experimentado uma deformação provocada por uma força exterior.
Deformação é a mudança na forma e tamanho de um corpo quando uma força é aplicada no mesmo. Figura 1 - A tensão excessiva em materiais frágeis como este encontro de ponte de concreto pode provocar sua deformação até a ruptura. Pela medição da deformação, os engenheiros podem prever a tensão do material.
Elasticidade: É a alteração percentual em uma variável, dada uma variação percentual em outra. É sinônimo de sensibilidade, resposta, reação de uma variável, em face de mudanças em outras variáveis.
Elasticidade é o percentual de alteração em uma determinada variável, dada uma variação percentual em outra. Pode ser relacionado com sensibilidade ou reação da variável em questão em relação a outras.
A Elasticidade-preço da Demanda – com menor frequência chamada elasticidade-preço da procura – compara a variação percentual na quantidade demandada com a variação percentual do preço. Isso fica mais fácil de ver na curva da demanda, então vamos direto a ela.
A elasticidade de preço mede a capacidade de resposta da quantidade demandada ou ofertada de um bem a uma mudança em seu preço. Ela é calculada como uma variação percentual na quantidade demandada—ou ofertada—dividida pela variação percentual no preço.
A elasticidade-preço da demanda é a variação percentual na quantidade demandada, dada uma variação percentual do bem. Mede a sensibilidade, a resposta dos consumidores quando ocorre uma variação no preço de um bem ou serviço.
Fatores que influenciam o grau de elasticidade-preço da demanda:
Fatores determinantes da elasticidade-preço da demanda: Existência ou disponibilidade de bens substitutos próximos Caracterização do bem como necessário ou supérfluo Definição dos limites ou tamanho do mercado. Horizonte de tempo da análise (Dimensão do tempo para adaptar o consumo). 6.
A elasticidade-renda da demanda é a variação percentual na quantidade demandada dividida pela variação percentual na renda. Para a maioria dos produtos, na maioria das vezes, a elasticidade-renda da demanda é positiva. Em outras palavras, um aumento na renda causará um aumento na quantidade demandada.
A elasticidade preço da demanda cruzada caracteriza-se por ser positiva quando medida entre bens substitutos, negativa entre bens complementares, e zero entre bens independentes. ...