Na civilização romana, o esporte se afastou bastante de sua faceta grega, já que a valorização do corpo era vista como algo imoral pelos romanos. Assim, nesta época, a prática da ginástica se resumiu apenas a exercícios destinados à preparação militar.
GINÁSTICA FORMATIVA A ginástica formativa é aquela que auxilia o desenvolvimento corporal. Propõe movimentos que desenvolvem a elasticidade, a força, a velocidade, a resistência e a coordenação.
A ginástica geral ou ginástica localizada é uma série de exercícios, com grande número de repetições, onde se trabalha grupos musculares diferentes. Esta é uma das modalidades mais requisitadas nas academias.
Tipos de ginásticas
As aulas foram iniciadas com introdução dos elementos básicos da ginástica, segundo Coletivo de Autores (1992): saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar e balançar/embalar. Acrescentei a estes elementos, a passagem pelo apoio invertido, como propõe SCHIAVON (2003).
Crianças brincam de diferentes coisas, pega-pega, esconde-esconde, mãe da rua e experenciam diversas possibilidades de movimento na busca de novas descobertas que podem se dar por meio de elementos gímnicos, como a estrelinha, a cambalhota, a bananeira (nomes populares dados à roda, ao rolamento e à parada de mãos).
Em seguida apresentamos os elementos gímnicos, como saltos/saltitos, giros, flexibilidades, equilíbrios, formas de andar/correr, elementos acrobáticos, aparelhos e coreografia.
Os padrões de movimentos aeróbicos são combinações de passos básicos de aeróbica (corrida, elevação do joelho, chuto, lunge e polichinelo), coordenados com movimentos dos braços, executados com música, criando sequências dinâmicas, rítmicas e contínuas, de complexos movimentos em baixo e alto impacto.
Os saltos são movimentos em que a ginasta se desprende do chão a partir de um impulso e volta a ter contato com o solo sem que haja rotação do eixo transversal do corpo. Os saltitos são movimentos semelhantes, porém diferenciam-se dos saltos por apresentarem uma altura e amplitude de movimento menor.
Composta por 7 passos básicos e 4 grupos de elementos de dificuldade, a coreografia apresentada deve ser de 1 minuto e 45 segundos....
A ginástica deveria ser trabalhada no contexto escolar, pois dentro da Educação Física ela é importante para o aluno, seja no aspecto motor, social, cognitivo e até mesmo afetivo. O fato da ginástica abranger todos os músculos do aluno, faz com que ele adquira uma maior flexibilidade, equilíbrio e força muscular.
Ginástica