O hibridismo cultural é um fenômeno histórico-social que existe desde os primeiros deslocamentos humanos, quando esses deslocamentos resultam em contatos permanentes entre grupos distintos.
Hall compreende a hibridização cultural como algo que “não se refere a indivíduos híbridos, que podem ser contrastados com os 'tradicionais' e 'modernos' como sujeitos plenamente formados”.
Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial.
Canclini prefere chamar essa nova situação intercultural de hibridação em vez de sincretismo ou mestiçagem, “porque abrange diversas mesclas interculturais - não apenas raciais, às quais costuma limitar-se o termo 'mestiçagem' - e porque permite incluir as formas modernas de hibridação, melhor do que 'sincretismo', ...
A aculturação se dá através do contato e interação de duas ou mais culturas, de forma impositiva ou natural, dando origem a uma nova cultura.
A GLOBALIZAÇÃO CULTURAL A troca de cultura entre diferentes países, independentemente da fronteira física entre eles também foi intensificada e acelerada pela Terceira Revolução Industrial. Podemos definir cultura como o conjunto de conhecimentos, crenças, lei, moral, arte e costumes de uma sociedade.
Um dos exemplos de globalização cultural é o Halloween, uma festa típica na América do Norte que passou a ser comemorada em diversos lugares, como no Brasil. Outra coisa simples pode ser notada: na praça de alimentação de um shopping você encontra comidas típicas de vários lugares do mundo.
A Globalização é um fenômeno abrangente, uma integração mundial não só econômica, mas com uma dimensão política, social e cultural. Esse modelo vigente é possível devido o uso crescente de técnicas que, cada dia mais encurta relações entre as pessoas e mescla suas culturas e hábitos.
Resposta: Trazendo para dentro da casa das pessoas as culturas de diferentes povos, globalizando essa cultura. Porém a globalização da cultura pode ser ruim, a maioria dos meios de comunicação de massa impõe sobre as pessoas aquela cultura que deve ser seguida.
cultura local ou vernáculo é um termo usado por estudos modernos de geografia e sociologia. ... O uso do termo implica geralmente uma forma cultural que difere da cultura tradicional de raízes profundas e fortes comunidades ou subculturas organizados ou religiosas.
Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. ... "A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Globalização Cultural, é a troca de valores culturais de países para outros países. É conhecer as crenças, hábitos, costumes de outras nações. É um conceito bastante complexos, no entanto é bastante o conjunto de diversos aspectos, tais como crenças, valores, tradições, leis, morais e línguas de uma sociedade.
O excesso do consumo é totalmente incentivado por meio da globalização já que com a plena integração de tecnologias, culturas, costumes, tradições, comidas e produtos típicos de determinada localidade passam a estar presentes em outros lugares totalmente diferentes.
A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.
A globalização está mais direcionada para produzir os bens necessários e também para preencher os costumes que normalmente boa parte das pessoas não teriam, em outras palavras, podemos dizer que é a cultura de Hollywood ou até mesmo de Londres, tendo em vista que são modas que a maior parte da população tende a seguir, ...
A sociedade em rede, através da mídia e da internet, é o resultado de transformações econômicas, tecnológicas, sociais e culturais que abrangem todo o planeta, fenômenos esses chamados genericamente de globalização.
Uma das evidências mais fortes das consequências da globalização é a configuração do espaço internacional em redes de transporte, de comunicação, de trocas comerciais, de capitais especulativos e de cidades. A expansão das empresas multinacionais também é outro elemento propiciado pelo avanço da globalização.
O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário.
Podemos notá-la em nosso dia a dia através de pequenos detalhes como o uso constante das tecnologias que nos cerca, da moda que usamos através de influências européias e etc.
A globalização é de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.
Globalização econômica é o processo econômico e social que estabelece a integração entre países e pessoas do mundo todo. Através dele, empresas, países e instituições realizam trocas financeiras, culturais e comerciais sem restrições ideológicas.
Os países inseridos na globalização tiveram mudanças significativas no volume de comércio exterior em relação ao Produto Interno Bruto, passando de 16% para 32% nos últimos vinte anos. Como elemento de comparação, nos países ricos esse aumento foi de 29% para 50%.
A conceituação dos termos globalização e pobreza é complexa. ... A pobreza, por sua vez, deve ser entendida como a escassez de uma gama de variáveis que vai além da análise da renda. Diversos autores defendem a idéia de que a globalização traz a pobreza. O Brasil aderindo a ela, tenderia a empobrecer.
"A Globalização da Pobreza" constitui uma crítica fundamentada e demolidora dos rumos econômicos e financeiros do mundo atual. ... O resultado, como mostram exemplos de todas as partes do mundo, é a globalização da pobreza.
Pode-se dizer que desde que os europeus chegaram ao que hoje é chamado de território brasileiro, o Brasil está inserido no processo de Globalização. Entretanto, o consenso é que somente a partir da década de 1990 que a Globalização passou a ter um maior impacto na economia brasileira.
A globalização não beneficia a todos de maneira uniforme. Uns ganham muito, outros ganham menos, outros perdem. Na prática exigem menores custos de produção e maior tecnologia. ... É um drama nacional dos países mais pobres, que perdem com a desvalorização das matérias-primas que exportam e o atraso tecnológico.