EQST

O Que O Direito Concreto?

O que o direito concreto? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é o direito concreto?

Já a “ação de direito material” é o direito concreto, que integra o patrimônio jurídico de quem possui o direito subjetivo material. Trata-se do velho dogma civilista, de que a todo direito corresponde uma ação que o assegura (Código Civil de 1916, art. 75).

Quais as teorias da ação?

Teoria Imanentista: O direito de ação não seria independente, pois era a forma que se manifestava o direito material após o dano. Teoria Abstrata (pura): O direito de ação e o direito material são autônomos, sendo o primeiro considerado o meio abstrato para se alcançar a prestação jurisdicional do Estado.

O que é um direito condicionado?

Direito condicional é aquele que só se aperfeiçoa, ou se aniquila, pelo advento de um evento futuro e incerto.

O que é falta de causa de pedir?

AUSÊNCIA DE CAUSA DE PEDIR. DECISÃO REFORMADA. A petição inicial só é inepta quando da narração dos fatos não se puder verificar qual a causa da lide ou, ainda, quando os fundamentos jurídicos do pedido foram inaplicáveis à espécie, não se podendo, outrossim, saber, com exatidão, qual o pedido.

O que é o objeto do pedido?

Bem ou providência que o autor reivindica mediante a petição inicial ou o réu reconvinte pleiteia na reconvenção; é aquilo que se pede em juízo.

O que significa dizer que o pedido deve ser certo?

322) e determinado (art. 324). Pedido certo é o pedido formulado de forma expressa, sem a utilização de formas vagas, genéricas e destituídas de sentido exato. ... Há situações, entretanto, nas quais ainda não é possível ao autor, no momento da propositura da ação, formular pedido determinado.

O que é pedido simples?

Simples - dois ou mais pedidos que não guardam relação de dependência entre si. Exemplo: condenação em indenização por danos materiais e morais.

O que deve conter uma petição inicial?

O Artigo 320 estabelece que a petição inicial deve conter os documentos indispensáveis ao processo, tais como: documentos pessoais do autor, a procuração outorgada pela parte ao advogado, contratos, provas etc.

Quem pode fazer uma petição inicial?

Quem pode entrar com uma petição? Como a petição inicial é o instrumento que começa uma disputa judicial, apresentando ao juiz os problemas, necessidades e requerimentos da parte que entra com a lide, geralmente é o advogado, representando seu cliente, que entra com a petição inicial de um processo.

Como protocolar uma petição no Tj-rj?

Para isso:

  1. Acesse a página do TJERJ;
  2. Clique na opção Andamentos por e-mail no menu à esquerda da tela;
  3. Preencha os campos Conta ou email e Senha;
  4. Clique no botão Entrar;
  5. Uma vez logado, selecione a opção Criar petição, que fica ao lado esquerdo na pasta petição eletrônica - Lei 9800/99.