O que o exame de TGB? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Indicação: Avaliação dos casos onde os níveis de algum hormônio tireoidiano não se correlacionam com a condição clínica e metabólica do paciente. A globulina ligadora de tiroxina (TBG) é uma glicoproteína produzida no fígado, que liga com alta afinidade T4 e T3.
O que é TBG?
A globulina ligadora de tiroxina (ou TBG, do inglês thyroxine-binding globulin) é uma das três proteínas (juntamente com a transtirretina e a albumina) responsáveis pelo transporte das hormonas da tiróide, tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) na corrente sanguínea.
O que significa TBG alto?
Quando um aumento na TBG é suspeitado como a causa de um nível sérico total elevado de T3, o ensaio de T3 livre pode diferenciar esta condição do verdadeiro hipertireoidismo. Encontra-se aumentado na Doença de Graves, na tireotoxicose por T3, na resistência periférica ao hormônio tireoidiano e adenoma produtor de T3.
Quem transporta T3 e T4?
TBG
A TBG é a principal responsável pelo transporte sérico dos hormônios tiroidianos tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), sendo que 75% do primeiro e 70% do segundo encontram-se ligados à glicoproteína.
Para que serve exame de TBG?
Neste último caso, a indicação da dosagem de TBG é comum para a avaliação de bebês com níveis baixos de T4 total, encontrados em programas de rastreamento neonatal de hipotiroidismo, com o objetivo de fazer o diagnóstico diferencial entre deficiência congênita de TBG (ligada ao X, com incidência de 1:10.000) e ...
Quais as complicações do hipotireoidismo?
As complicações causadas pelo hipotireoidismo são normalizadas por meio das prescrições do médico. Quando o tratamento não é adequado, o paciente pode sentir anemia, coronariopatia e desordens gastrointestinais, neurológicas, endócrinas, metabólicas e renais.
O que o T3 e T4 fazem?
A produção de T3 e T4 é controlada pelo hormônio TSH, que é produzido na glândula hipófise. O TSH age como se fosse um interruptor: quando faltam T3 e T4 no sangue, o TSH sobe (fica "ligado") e com isso tenta normalizar os níveis desses hormônios.
Quem produz Tireotrofina?
Tireotrofina ou hormônio tireotrófico (TSH): A tireotrofina é o hormônio responsável por estimular a tireóide para a produção de hormônios. Hormônio adrenocorticotrófico ACTH: O ACTH é o hormônio responsável por estimular a produção de hormônios das suprarrenais.
Qual a função da liberação de TSH pela hipófise anterior e secreção da tireoide?
O TSH estimula a tireoide a secretar o hormônio tiroxina (T4), que é convertido em triiodotironina (T3), o hormônio ativo que estimula o metabolismo. O hipotálamo, na base do cérebro, produz o hormônio tirotropina-estimulante (TRH), que estimula a hipófise a produzir TSH.
Qual a principal complicação a nível neurológico do hipotireoidismo?
Coma mixedematoso é uma complicação potencialmente fatal do hipotireoidismo, que geralmente ocorre em pacientes com longo história de hipotireoidismo.
Onde atuam os hormônios T3 e T4?
A tireoide é uma glândula localizada no pescoço responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que regulam funções do organismo como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, a regulação dos ciclos menstruais e da respiração celular.