Dentro de uma empresa, o estoque é representado por produtos (sejam eles produtos finais ou inacabados) que estão em posse de um agente econômico. São os materiais e suprimentos utilizados para a produção de seu produto ou para suprimir a necessidade da própria empresa.
Um controle eficiente do estoque vai ajudar no planejamento financeiro da empresa, ajudando a reduzir custos, com prevenção de perdas e a possibilidade de espaço para melhores negociações com fornecedores. ... Isso pode fazer grande diferença para o resultado do seu negócio.
Recomendações
Controlar a gestão do estoque é fundamental. Se um produto fica parado, o dinheiro não circula e você estará gastando com a armazenagem. Se um produto falta, sua empresa também pode perder chances de vendas e novas oportunidades de negócio.
Contribuir na redução de custos nas compras e no transporte; Compras programadas para suprir os estoques tem a vantagem de poder negociar melhor preços e prazos de entrega. Existe a condição de poder comprar em lotes ou compras programadas junto ao fornecedor, isso contribui para melhores condições nas negociações.
São justificativas para manutenção de estoques, exceto: incentivar economias na produção. proteção contra alterações nos preços. proteção contra contingências. ... As demais opções estão coerentes com algumas decisões em manter estoques, pois embora sejam onerosos, podem ser úteis nessas circunstâncias.
Confira as 5 principais razões e descubra por que o estoque do seu food service precisa de um sistema de gestão eficaz!
Os fatores básicos que determinam a necessidade de armazenagem são:
Endereço é o local onde uma ou mais mercadorias serão armazenadas, já a alocação, é o processo que busca definir qual o melhor endereço para armazenar as mercadorias considerando a proximidade com o Picking, setorização e demais regras que possam dar produtividade na separação das mercadorias. ...