Cada dose da vacina pentavalente equivale a 0,5 ml e deve ser aplicada por via intramuscular conforme a idade da criança. Também pode ser aplicada na região lateral do glúteo em qualquer idade.
Passar uma gaze com álcool na pele do local de aplicação da injeção; Fazer uma prega na pele com o polegar e o indicador, no caso do braço ou da coxa. Não é necessário fazer a prega no caso do glúteo; Inserir a agulha num ângulo de 90º, mantendo a prega.
Modo de aplicação: A vacina oral (Sabin ou VOP) é em forma de gotinhas. Já a inativada (também chamada de Salk ou VIP) é aplicada junto com a hexavalente, no músculo da lateral da coxa (intramuscular).
Vacinas pela via subcutânea (SC) Aplica-se geralmente na face externa superior do braço (região do tríceps, em adultos) ou face anterior da coxa, em bebês ou crianças. Vacinas aplicadas por essa via incluem a febre amarela, varicela (catapora), tríplice viral (SRC) e a tetraviral (SRC-V).
A primeira dose da vacina contra a doença é aplicada, também, no primeiro dia de vida do bebê. O local escolhido para a aplicação, geralmente, é a coxa. Normalmente não há reação alérgica, somente 3% dos pequenos podem apresentar febre baixa, e ele poderá ficar mais irritado e sensível neste período.
Calendário básico de vacinação (crianças) - 2012
Como aliviar as reações mais comuns das vacinas
Reações locais: dor, vermelhidão, endurecimento, calor ou arroxeamento no local de aplicação da vacina. O uso de compressas de gelo no local, no dia da aplicação é, normalmente, suficiente. Essas reações podem ter duração de alguns dias, isso ocorrendo não há com o que se preocupar.
Inchaço e vermelhidão, nódulo no local da injeção, mal-estar, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações são geralmente de pequena intensidade e passam em até 3 dias.
Aparecer um nódulo ou um pequeno caroço no local em que vacina foi aplicada é muito comum em cachorro filhote e não causa nenhum risco ao animal. A protuberância vai diminuindo com o tempo, mas caso não suma depois de algumas semanas, consulte o veterinário.
Levei a pediatra que constatou se tratar de técnica de má aplicação da vacina já que o caroço se alojou abaixo da vacina e não no local do furo. Como se a técnica tivesse elevado demais a injeção no momento da aplicação.
A maioria das crianças não costuma manifestar efeitos colaterais. Mas durante as primeiras 48 horas após a aplicação pode acontecer de apresentar um pouco de febre baixa, diarreia e em alguns casos fezes com sangue.
De modo geral, os sintomas costumam aparecer em até 48 horas após a vacina. Se forem persistentes, durando mais de dois dias, devem ser comunicados ao pediatra. Mas há algumas exceções.
2As reações mais comuns da vacina de varicela são: febre, vermelhidão, erupção cutânea entre 10 a 21 dias após ter tomado a vacina. 3A maioria das crianças que recebem a vacina pneumocócica podem ter reações como irritabilidade que é o sintoma mais comum.
Por outro lado, quem já tomou Benzetacil sabe que a injeção causa mais dor no local da picada que outras. Isso acontece porque sua aplicação é intramuscular, precisa atravessar o músculo, e por essa razão sua agulha precisa ser mais grossa.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) é procurar o médico caso haja alguma indisposição do organismo. Em resumo, tomar duas vacinas no mesmo dia não faz mal, depende apenas de como isso será feito e quais são as imunizações em questão.
Pode, mas geralmente de pequena gravidade. As mais comuns dor, vermelhidão e edema (inchação) ocorrem no local de aplicação da vacina e nas primeiras 72 horas após aplicação. A febre é incomum e reações alérgicas graves (anafilaxia) são muito raras.
VPC13 – Em mais de 10% das crianças vacinadas ocorrem: diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência ou sono inquieto, febre e reações no local da aplicação (dor, vermelhidão, inchaço ou endurecimento). Entre 1% e 10% dos vacinados relatam: diarreia, vômitos, erupção cutânea, febre acima de 39°C.
Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou. Sintomas de eventos adversos graves ou persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.
Reação muito comum Diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência / aumento do sono, sono inquieto/ diminuição do sono, eritema na região de aplicação da vacina, endurecimento / tumefação ou dor / sensibilidade; sensibilidade no local de vacinação (incluindo dificuldade de movimento).
Qualquer vacina pode apresentar efeitos inesperados ou indesejáveis, denominados reações adversas. As reações adversas mais comuns relatadas com Pneumovax™ 23 são irritabilidade, vermelhidão, inchaço, calor e endurecimento no local de aplicação da vacina, além de febre.
Sintomas de Pneumonia
Vacina Pneumocócica 23 - R$126,00 à vista - Labi Exames.
Para lactentes até 6 meses de idade, a série de imunização recomendada da vacina pneumocócica 13- valente (conjugada) consiste em três doses de 0,5 mL cada, com aproximadamente 2 meses de intervalo, seguidas por uma quarta dose de 0,5 mL aos 12-15 meses de idade.
Ela está disponível gratuitamente nos Centros de Imunobiológicos Especiais (CRIEs) e é indicada para pacientes com condições específicas, como infecção pelo HIV, doença pulmonar ou cardiovascular crônica grave, insuficiência renal crônica, síndrome nefrótica, diabetes mellitus insulinodependente, cirrose hepática e ...
A pneumo 13 (vacina pneumocócica conjugada) deve ser a primeira a ser aplicada. Quando tomar: A vacina contra a pneumonia para idosos deve ser tomada de forma rotineira a partir dos 60 anos.