A sua ação é promover uma analgesia por ativação do sistema supressor da dor. O TENS “engana” o sistema nervoso central e o centro da dor no cérebro, promovendo a liberação de opióides endógenos (como a cefalina e endorfina), que são analgésicos fabricados pelo próprio corpo.
Olá! A dor pode ser sentida durante o tratamento. Algumas vezes, na avaliação inicial (e nas subsequentes), dependendo do caso. Ela pode acontecer também durante algum procedimento, como, por exemplo, o alongamento.
A prática fisioterapêutica é capaz de diminuir o risco de sofrer lesões, reduz as dores relacionadas aos exercícios e mantém os músculos em condições ideais. Atletas saudáveis e adaptados ao seu exercício escolhido são capazes de sentir uma maior sensação de bem-estar tanto físico como psicológico.
A Fisioterapia auxilia e muito para um relaxamento mental e diminuição do estresse e sentimentos negativos, que normalmente chegam junto com a depressão. As massagens podem ser grandes aliadas nesse sentido, pois elas oferecem relaxamento dos músculos e, consequentemente, previnem dores.
No caso da fisioterapia para coluna vertebral, é trabalhado intensamente o fortalecimento do core, que é um grupo muscular localizado no abdômen cujo papel é sustentar e estabilizar a coluna. Para isso, são realizados movimentos variados, como abdominal na bola, prancha lateral e elevação de quadril.
Através de técnicas de mobilizações e manipulações que o fisioterapeuta promove o alívio de dores, corrigi disfunções posturais, restabelece o equilíbrio e a força muscular, além da redução das outras desordens que possam afetar a rotina do paciente.
A Fisioterapia atua na prevenção de lesões e na recuperação de atletas após traumas ou lesões, reduzindo o tempo de internações e ainda acelerando o seu retorno ao esporte. Atua também no condicionamento e preparação de atividades físicas em atletas paraolímpicos.
O fisioterapeuta é um profissional que se ocupa da recuperação de nossos movimentos através de massagens e exercícios físicos, atuando também na prevenção de doenças ocupacionais e lesões.
Os principais objetivos da fisioterapia preventiva para idosos são preservar a função motora, adiar a instalação de incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento e prevenir a ocorrência de quedas e outros acidentes causados por limitações naturais da idade.
Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre o homem e os ambientes com os quais interage, com o objetivo de desenvolver e aplicar técnicas de adaptação em prol da sua segurança e conforto.
Como seu nome diz, as atividades preventivas são atividades que são feitas para prevenir a deterioração funcional dos idosos, ou, caso esta deterioração já tenha se produzido, recuperar o nível funcional prévio.
INTRODUÇÃO: A prática regular de atividade física (PRAF) é fundamental em qualquer idade e tem sido considerada um meio de preservar e melhorar a saúde e a qualidade de vida do ser humano. A inatividade física é um importante fator de risco de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão arterial.
Aliar atividade física e saúde regularmente, diminui os índices de mortalidade e previne contra muitas doenças não transmissíveis. Isso ocorre pois uma vida ativa reduz os casos de doenças cardiovasculares, diabetes e todas as demais doenças já comentadas!
A prática da atividade física está diretamente associada à prevenção e ao tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, além de possibilitar a redução da incapacidade física causada pela sua evolução.
A prática regular de atividades físicas ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois reduz a tensão arterial e o colesterol, aumenta a energia e melhora qualidade do sono, além de ajudar a manter o peso saudável e controlar o stresse.
Os resultados apontaram que uma vida ativa fisicamente está associada a um menor risco no desenvolvimento de pelo menos 13 tipos de câncer. Por exemplo, a prática de exercícios está relacionada à uma redução de 42% no risco de câncer de esôfago e 25% no caso de tumores no fígado e pulmão.