O que monensina e virginiamicina? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Em primeiro lugar, a monensina sódica é um aditivo específico para uso do gado, seja de corte, seja de leite. Ainda, é um antibiótico que desenvolve uma proteção no organismo do animal contra bactérias que causam doenças bovinas sérias.
Como usar a monensina?
3 dias antes do abate. Sacos de 25 kg. A dosagem de Monensina para bovinos deve ser indicada em função da: – Quantidade de Matéria Seca Ingerida (MSI), que forma o substrato para a fermentação bacteriana benéfica ao metabolismo animal.
O que a monensina causa em equinos?
A morte nos equinos intoxicados por AIs é geralmente atribuída à insuficiência cardíaca associada à cardiomiopatia degenerativa (Novilla 1992); entretanto, em alguns casos não são observadas lesões macro e microscópicas no coração.
O que é um ionóforo?
Ionóforos são antibióticos que deprimem ou inibem seletivamente o crescimento de microrganismos do rúmen, e, atualmente, os mais utilizados são a monensina, a lasalocida e a salinomicina.
O que acontece se o cavalo comer ureia?
O problema se caracteriza por deficiências motoras, tremores musculares e colapsos, sendo um problema grave que pode levar à morte do animal. Os primeiros sintomas da intoxicação, normalmente, começam a aparecer após 20 minutos da ingestão da substância, deixando o animal apático e debilitado.
Qual a principal alteração cardíaca causada pela intoxicação por monensina?
A causa da morte nos eqüinos intoxicados por AIs é geralmente atribuída à insuficiência cardíaca associada à cardiomiopatia degenerativa (Novilla 1992). Entretanto, sinais de insuficiência cardíaca podem ser encontrados mesmo em animais sem evidências macro ou microscópicas de lesões no miocárdio.
O que são ionóforos como elas agem e qual o seu efeito nos ruminantes?
Os ionóforos são um tipo de antibiótico que, seletivamente, deprime ou inibe o crescimento de microorganismos do rúmen, aumentando a performance animal, principalmente devido às alterações na fermentação ruminal. No Brasil, somente a monensina e a lasalocida são liberados no uso para ruminantes.
O que é a Flavomicina?
Já a flavomicina é um inibidor da síntese da camada peptidoglicana, que atua primariamente contra bactérias gram-positivas e apresentam parede externa formada por peptidoglicanos, permeável a esse aditivo (HUBER; NESEMANN, 1968, adaptado de SANCHES, 2014).
Qual o modo de ação dos aditivos ionóforos e não ionóforos?
Os ionóforos agem sobre a permeabilidade da membrana celular, alterando o fluxo iônico celular, com entrada dos cátions (Na+ e H+) e saída de K+, o que altera a concentração de íons H+ e diminui o pH do citoplasma.