a mineralização da MOS é responsável pela disponibilização de uma série de nutrientes nela contidos, tais como nitrogênio, enxofre, micronutrientes e outros; pela complexação que é desencadeada pela MOS, metais, como o alumínio e o manganês, podem se tornar menos deletérios às raízes das plantas.
A mineralização do nitrogênio orgânico (MNOr) é um processo enzimático resultante da conversão de formas orgânicas de N para formas Page 12 11 Ciclo do Nitrogênio em Sistemas Agrícolas inorgânicas disponíveis para as plantas.
A relação carbono nitrogênio na composteira é a proporção de carbono contida em cada material em relação ao nitrogênio. Esses dois elementos são muito importantes para os seres vivos, assim como para os organismos contidos nas composteiras, que degradam a matéria orgânica.
A relação C/N é um índice que permite avaliar o grau de evolução da matéria orgânica do solo ou a importância de sua mineralização. Permite, também, avaliar a atividade biológica do solo e a capacidade de produzir formas nitrogenadas assimiláveis.
Para achar a relação C/N será preciso fazer uma média ponderada dos nutrientes N e C em cada material. No cálculo do C usa-se a soma do teor de C orgânico de cada fonte multiplicado pelo respectivo índice (%) relativo a sua participação na mistura.
- otimização dos resíduos orgânicos disponíveis na propriedade, Com seu aproveitamento como adubo. A relação C/N ideal para o início da compostagem é 30/1 porque os organismos responsáveis pela fermentação do material orgânico necessitam de 30 partes por peso de carbono (C) para cada parte de nitrogênio (N) usada.
Uma forma simples de se verificar a maturação do composto é misturando uma porção dele em um copo de água. Vai ocorrer um desses fenômenos. O líquido, após revolvido, fica escuro como se fosse uma tinta preta e tem partículas em suspensão, mostrando que o composto está curado, pronto para uso.
Como curtir o esterco bovino? O processo de compostagem é a melhor forma de curtir diversos tipos de esterco. Basta aglomerar um bom volume do material orgânico no chão. Posteriormente, deve-se manter o esterco bovino umedecido, com o cuidado de revirar o composto a cada três dias.
Uma das formas mais simples de curtir o esterco de gado, é formar uma pilha com o material e umedecer diariamente. A cada dois dias, é importante revirar o material, e, assim que passarem 30 dias, ele já estará pronto para aplicação.
es·ter·co |ê| 1. Excremento de animal. 2. Estrume animal ou vegetal para terras.
Curta o esterco antes de aplicar nas plantas: em caso de opção por adubação orgânica, é fundamental curtir o esterco antes de colocá-lo na planta. O esterco em seu estágio “fresco” é muito rico em nitrogênio e esse gás, como também a amônia, é considerado tóxico a espécies vegetais.