EQST

O Que Memria Institucional?

O que é memória institucional?

Define-se memória institucional como um conjunto de atributos, histórias, momentos e trajetórias que nós mesmos fazemos, formando nossas próprias instituições. “E a memória institucional é o reflexo dessa trajetória, não como mimesis, mas um cristal com suas múltiplas e infinitas facetas.” expressa Costa em sua tese.

Qual é a importância da preservação da memória institucional?

Preservar a memória institucional não é só resgatar o passado. Também é compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período. É ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. É descobrir valores e renovar os vínculos.

Como a memória institucional pode fortalecer a identidade e cultura organizacional de uma empresa?

De outro lado, a Cultura Organizacional se relaciona muito com a Memória Institucional, pois esta lhe diz e mostra os caminhos já trilhados. Mostra de onde veio e aponta sua trajetória futura a partir das escolhas realizadas no presente. É portanto, fruto de uma História construída e constituída no tempo.

O que é história institucional?

O termo, utilizado nos EUA a partir de 1970, refere-se à atuação e métodos de historiadores afim de fazer uma história para o público em geral, uma história popular do passado.

Qual a relação entre cultura e memória?

A memória é o fio condutor em que a cultura é transportada pelos tempos. É ela que nos permite a consciência de estarmos no presente e de já termos vivido um antes. É ela que nos permite a noção do tempo e por meio dela prosseguimos na linha de sucessões e de aprendizados compartilhados.

O que é cultura memória e identidade?

Jan destacou as conexões entre memória cultural e identidade. De acordo com ele, a memória cultural é a "a faculdade que nos permite construir uma imagem narrativa do passado e, através desse processo, desenvolver uma imagem e uma identidade de nós mesmos".

O que é memória e patrimônio cultural?

A memória é um fenômeno intrínseco do ser humano. ... O Patrimônio Cultural, como Lugar de Memória, é responsável por materializar esse passado para a sociedade atual, desse modo há uma intensa relação com a memória coletiva.

Qual a importância das memórias ou lembranças de sua vida?

As boas lembranças são alicerces para construir uma vida emocional mais saudável. Além disso, funcionam como um porto seguro para enfrentar momentos de luto pela perda de pessoas queridas. Também pode ser uma forma de “viajar” para um momento menos difícil da sua vida.

Qual a relação entre memória e cultura?

A memória é o fio condutor em que a cultura é transportada pelos tempos. É ela que nos permite a consciência de estarmos no presente e de já termos vivido um antes. É ela que nos permite a noção do tempo e por meio dela prosseguimos na linha de sucessões e de aprendizados compartilhados.

Qual é a contribuição da memória para a cultura?

A memória cultural atua, portanto, preservando a herança simbólica institucionalizada, à qual os indivíduos recorrem para construir suas próprias identidades e para se afirmarem como parte de um grupo.

O que é memória e patrimônio?

Tudo o que nos permite perceber alguma coisa a respeito de como era a vida em uma certa época tornase um documento histórico. Até a memória das pessoas pode ser considerada como um documento. Os documentos e as lembranças de nossa História formam o patrimônio histórico e artístico nacional.

O que é patrimônio Memorial?

Entendemos, sinteticamente, o Patrimônio Cultural e a Memória Social como o conjunto de artefatos materiais e práticas imateriais que são selecionados por determinada comunidade ou grupos sociais com o objetivo de representar uma identidade coletiva.

Qual é a importância das memórias para as pessoas?

“Ela desempenha papel fundamental para nossa qualidade de vida, pois é a condição primordial ao aprendizado. A capacidade de evocar esses conteúdos condiciona nossa adaptação ao mundo, nossos relacionamentos sociais, o planejamento e a tomada de decisões.

Qual a importância das nossas memórias?

Neste contexto, as memórias têm a importante função de resguardar a trajetória de nossos antepassados e do nosso próprio caminho pela vida. As memórias são formas de armazenamento e processamento de informações que ocorrem desde o nascimento até a velhice.