EQST

O Que Normatiza A Portaria 529 E 941 2013?

O que normatiza a Portaria 529 e 941 2013?

Altera e acresce dispositivo ao art. 8º da Portaria529/GM/MS, de 1º de abril de 2013, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

O que diz a Portaria 529?

A Portaria MS/GM nº 529/2013 estabelece que um conjunto de protocolos básicos, definidos pela OMS, deva ser elaborados e implantados: prática de higiene das mãos em estabelecimen- tos de Saúde; cirurgia segura; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; identificação de pacientes; comunicação no ...

Quais são os 4 eixos do PNSP?

O PNSP tem quatro eixos: O estímulo a uma prática assistencial segura; o envolvimento do ci- dadão na sua segurança; a inclusão do tema no ensino; e o incremento de pesquisa sobre o tema. A cultura de segurança do paciente é elemento que perpassa todos esses eixos.

São princípios e diretrizes do Programa Nacional de segurança do paciente?

6º O NSP deve adotar os seguintes princípios e diretrizes: I - A melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde; II - A disseminação sistemática da cultura de segurança; III - A articulação e a integração dos processos de gestão de risco; IV - A garantia das boas práticas de funcionamento ...

Qual o objetivo da política nacional de segurança do paciente?

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi instituído pelo Ministério da Saúde (MS), em 2013, através da Portaria do MS nº 529, de 1º de abril, com o objetivo de criar no Brasil um programa de contribuição para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde.

Quantos e quais os protocolos de Segurança básicos do paciente?

Dessa forma, definiu seis protocolos básicos de segurança:
  • Identificação do paciente;
  • Higiene das mãos;
  • Segurança cirúrgica;
  • Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;
  • Prevenção de quedas dos pacientes;
  • Prevenção de úlceras por pressão (UPP).
11 de fev. de 2021

O que é política nacional de segurança do paciente?

O PNSP propõe um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde. Os incidentes nos serviços de saúde são eventos ou circunstâncias que poderiam resultar ou que resultaram em dano desnecessário para o paciente.

São protocolos da segurança do paciente exceto?

São Protocolos Básicos de Segurança do Paciente, EXCETO: a) identificação do paciente. b) prevenção de úlcera por pressão. c) cirurgia segura.

Quais as funções do NSP?

Os NSP devem promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. O NSP tem papel fundamental no incremento de qualidade e segurança nos serviços de saúde.

Qual a importância do núcleo de segurança do paciente?

O Núcleo fomenta a prevenção, controle e redução de falhas assistenciais, através do monitoramento sistemático dos riscos assistenciais e do compartilhamento do conhecimento dos seus atores.

Quais são os protocolos de Segurança do Paciente?

Conheça os 6 protocolos do Programa Nacional de Segurança do Paciente
  • Identificação do paciente;
  • Higiene das mãos;
  • Segurança cirúrgica;
  • Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;
  • Prevenção de quedas dos pacientes;
  • Prevenção de úlceras por pressão (UPP).
11 de fev. de 2021

Quais são as metas internacionais de Segurança do Paciente?

Veja um resumo das metas de segurança do paciente: Segurança de medicamentos de alta vigilância; Assegurar segurança para cirurgias; Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde; Prevenção de complicações decorrentes de quedas.