Matriz Ansoff (ou Tabela de Expansão de Produto/Mercado) é um recurso utilizado por empresas para planejar ações estratégicas de crescimento. ... Ao aplicar a Matriz Ansoff, o gestor tem uma visão holística do negócio.
Como Fazer: A matriz Ansoff nada mais é do que a avaliação do seu portfólio de produtos em dois eixos: Produtos vs Mercados. Sendo as colunas separadas por Novo ou Já Existente. Esses cruzamentos vão apontar a estratégia a seguir seguida pelos produtos que estão em cada quadrantes.
As análises SWOT e Ansoff são complementares, para te ajudar ter uma visão geral sobre aspectos diferentes. Outra análise que também pode te ajudar nesse processo é ciclo de vida do produto, que te mostra em qual momento o seu produto está e se já é hora de investir em pesquisa de novos mercados.
Matriz de Ansoff - Produto e Mercado. A Matriz Ansoff é uma ferramenta utilizada no Planejamento de Marketing que possibilita determinar as estratégias de produto e de crescimento de mercado. ... Ansoff afirmava que o ambiente externo era tão ou mais importante para uma organização que a sua estrutura interna.
O que é a Matriz de Posicionamento? É uma ferramenta de análise estratégica das ideias geradas, utilizada na validação destas em relação aos Critérios Norteadores, bem como às necessidades das Personas criadas no projeto.
De forma simples, a Matriz Ansoff é uma ferramenta utilizada pelas empresas para analisar e planejar suas estratégias empresariais de crescimento. A matriz mostra quatro estratégias que podem ser usadas para ajudar uma empresa a crescer e também analisa o risco associado a cada uma delas.
No desenvolvimento de mercado, a empresa deseja vender seus produtos existentes em um mercado novo. Essa estratégia de desenvolvimento de mercado deve analisar os mercados parecidos com o seu, e pensar na expansão de seus negócios. Essa expansão deve analisar alguns fatores como localização geográfica e idade.
A Matriz GE é uma ferramenta de gerenciamento voltada para o portfólio de unidades de negócios de uma empresa. Ela torna possível identificar o melhor portfólio de produtos e os mercados mais atrativos.
Em essência, a Matriz Estratégica foi concebida como uma representação gráfica da estratégia de gestão proposta pela maioria dos membros e expressiva parcela dos servidores, qual seja: priorizar a atuação finalística através do empenho de esforços em quatro grandes frentes de atuação.
A importância da matriz BCG Do ponto de vista empresarial, a matriz BCG é utilizada como uma ferramenta para auxiliar a tomada de decisão dos empresários em relação aos seus produtos. Após compreender como ela funciona, o gestor pode aplicar esta ferramenta para fazer o planejamento estratégico das suas ações.
“A estrutura da Matriz GE é construída de acordo com a maioria das diversas outras existentes no mercado, ou seja, com o eixo X crescendo da direita para a esquerda e com o eixo Y crescendo de baixo para cima.
A Matriz GE McKinsey consiste em uma ferramenta de gestão voltada para facilitar o gerenciamento do portfólio de unidades de negócios de uma empresa. Graças à Matriz McKinsey o empreendedor tem as condições ideais para encontrar o portfólio de produtos mais adequado e analisar a atratividade de mercado.
Em outras palavras, a matriz de competitividade é um instrumento que identifica as mudanças estruturais nos padrões de consumo, produção e comércio internacional. Entretanto, as conclusões que a MC permite são limitadas pela necessidade de se caracterizar extensivamente a estrutura de mercado e a comercial.
A Matriz BCG é uma metodologia gráfica que define e compara diferentes produtos ou unidades de negócio de uma empresa, baseada em volume, participação de mercado e crescimento de mercado, com o objetivo de se tomar as decisões estratégicas mais adequadas sobre cada produto ou negócio analisado.
Como dito anteriormente, a Matriz BCG é uma metodologia gráfica que define a participação e crescimento dos produtos no mercado. A classificação dos produtos é feita a partir de quatro categorias: Estrela, Ponto de Interrogação ou Em Questionamento, Vaca Leiteira e Abacaxi.
A Matriz GE / McKinsey é um modelo para análise de portfólio de unidades de negócios. O melhor portfólio de negócios é aquele que se encaixa perfeitamente aos pontos fortes da empresa e ajuda a explorar as indústrias e mercados mais atrativos. ... Decidir quais negócios ou produtos não deverão permanecer.
A matriz GE/ McKinsey possui duas dimensões principais, que são: Atratividade do mercado e Força competitiva.
Entende-se, em linhas gerais, que a atratividade envolve a capacidade do seu cliente de adquirir seus produtos ou serviços, a quantidade de potenciais clientes, quantos concorrentes já estão presentes naquele mercado e quão acessível é aquele mercado.
Basicamente, funciona da seguinte maneira: imagine um plano cartesiano. O eixo vertical representa a taxa de crescimento do mercado. O horizontal, a taxa de participação nesse mercado. Cada eixo desse plano tem dois setores, o que resulta em quatro quadrantes ao todo.
Para fazer a matriz BCG dos seus produtos, é preciso começar com um plano cartesiano simples. A linha vertical se refere ao crescimento do mercado. Marque o meio da linha como 10%. Isso significa que a parte de baixo corresponde a 0% e a de cima a 20%.
Como montar a matriz BCG
A matriz também é importante para revisar o seu portfólio de produtos. ... A matriz BCG é uma forma prática e lúdica de avaliar a performance e a projeção de vendas dos seus produtos. O seu papel é fornecer informações que possam ajudar gestores e profissionais de marketing e vendas a gerenciarem um portfólio de ofertas.
Como visto acima, a Matriz BCG ajuda os gestores na tomada de decisões mais assertivas, de acordo com a necessidade de cada produto, serviço ou unidade de negócios. Já a principal desvantagem é que a Matriz BCG só considera a participação no mercado como fator de sucesso ou fracasso do seu produto.
Como aplicar a Matriz BCG em sua franquia
Veja o que você precisa fazer para começar a usar a análise de portfólio no Project Web App:
A Matriz BCG é uma ferramenta muito utilizada por empresas que possuem um portifolio organizacional diversificada, com o intuito de organizar esses produtos em um quadrante de modo a analisar quais produtos devem receber mais atenção, investimentos, recursos, ou até mesmo quais devem ser retirados de mercado.
Vaca leiteira: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas tem estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos.
Vacas leiteiras: são o ideal de todo o empreendedor, pois geram muito lucro sem a necessidade de grandes investimentos de tempo ou dinheiro em marketing ou vendas. Estes produtos encontram-se estabelecidos no mercado e se “autopromovem” por sua qualidade e/ou reputação junto ao público consumidor.
- Vaca leiteira: são colaboradores com excelente desempenho, muito tempo de carreira, mas que estão estagnados e não buscam novos conhecimentos, desenvolvimento de novas habilidades, crescimento e não inovam no dia a dia.
A matriz BCG e o ciclo de vida do produto são aspectos sobre os produtos que precisam ser acompanhados. Tanto para quem faz a gestão e precisa analisar estratégias, lançamentos e descontinuações no portfólio quanto para quem opera diretamente com o planejamento comercial.