8.
A areia é classificada como solo sedimentar ( ou alotóctone), isto é, que são transportados. Quando o transporte se dá pela água recebe o nome de aluvionares, quando o meio transportador é a gravidade, dá se o nome coluvionares, e designados por eólicos quando são transportados pelo vento.
A diferença é que a Massa específica tem como unidade de volume, excluindo deste os vazios permeáveis e os vazios entre os grãos . já a massa unitária é a razão entre a massa de um agregado lançado em um recipiente e o volume deste recipiente .
Massa específica: É a relação entre a massa do agregado seco e seu volume, excluindo os poros permeáveis. Massa específica aparente: É a relação entre a massa do agregado seco e seu volume, incluindo os poros permeáveis.
Massa específica (μ) é uma propriedade física que resulta da divisão da massa compacta de uma substância pelo volume que ela ocupa. Trata-se da mesma fórmula usada para calcular a densidade. Acontece que quando um corpo tem aberturas no seu interior (é oco), a massa específica considera apenas o volume preenchido.
O peso específico é definido como o peso por unidade de volume. No SI a unidade é: N/m3. É calculado multiplicando-se a massa específica do material kg/m3 pela aceleração percentual da gravidade m/s².
A importância de se determinar a massa específica dos materiais é que essa variável é importante no estudo de corpos homogêneos, visto que a massa específica trata da razão entre a massa e o volume da substância (essa aplicação cabe muito bem na Física).
Assim, para transformar uma massa específica de g/cm3 para kg/m3, devemos multiplicá-la por 1.
999,973 gramas
A massa específica teórica pode ser calculada através da seguinte fórmula:
Massa Específica, Do Rendimento e do Teor de Ar Pelo Método Gravimétrico (NBR 9833:2008/9) A massa específica é determinada pela relação entre a massa de concreto e o seu volume após adensamento, incluindo neste volume o ar eventualmente retido ou propositadamente incorporado a ele.
= massa especifica da água na temperatura de ensaio. A massa específica aparente (ρ) de um solo é dado pela relação entre a massa de um solo (M) e seu respectivo volume (V). A massa específica aparente seca de um solo é obtida pela razão entre a massa de um solo seco (Ms) e o respectivo volume total (V).
A relação entre massa e peso é uma variante da segunda lei de Newton (Fr = m . a). Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.
F=1N (esse "N" significa Newton), então a unidade de força, na física, é o Newton. (P= peso/ G= gravidade, que, na terra vale, aproximadamente 10m/s²).
Para obter somente a massa da água, é preciso subtrair o peso da proveta. O resultado é a massa da água dentro dela. No exemplo utilizado, a massa da proveta vazia é de 11 g e a massa dela cheia de água é de 18,3 g. Sendo assim, 18,3 g - 11 g = 7,3 g, ou seja, a massa da água é de 7,3 g.
g/mol
Uma massa solar é a massa do sol, ou, mais precisamente, 1.
Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
Podemos calcular a concentração comum por meio da seguinte fórmula matemática:
Tem mais depois da publicidade ;) C = Concentração comum, cuja unidade no Sistema Internacional de Medidas (SI) é dada em g/L; m1 = massa do soluto* em g; v = volume da solução em L.
Tem mais depois da publicidade ;) A massa da solução pode ser obtida somando-se a massa do soluto com a massa do solvente (m = m1 + m2). O título é adimensional, isto é, um número puro e sem unidades. No entanto, se você quiser expressar essa relação em porcentagem em massa (τ%), basta multiplicar o resultado por 100%.
Esta percentagem indica o volume de soluto por volume de solução de uma solução a uma dada temperatura. Exprime-se, vulgarmente, em percentagem (%). A expressão que permite calcular a percentagem em volume é: % (v/v) = (volume de soluto) / (volume de solução) x 100.
Percentagem massa-volume (% m/v) É calculada pela proporção da massa de soluto pelo volume da solução. Por cada 100 ml de solução, existem 1 g de NaCl.