Para Marx, filósofo econômico do século XIX, a alienação do trabalho acontece quando o trabalhador vende seu tempo e sua mão de obra para o detentor dos meios de produção, sendo necessário a partir da industrialização para a sobrevivência na sociedade capitalista.
Segundo Marx, a relação capital, trabalho e alienação promovem a coisificação ou reificação do mundo, tornando-o objetivo, sendo que suas regras devem ser seguidas passivamente pelos seus componentes.
O conceito de trabalho é geralmente entendido como a atividade humana realizada com o objetivo de produzir uma forma de obtenção de subsistência. O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento.
Para Marx, o trabalho que deveria ser humanizador, sob o capitalismo é o seu contrário, pois na forma de mercadoria é: alienante — porque o trabalhador desconhece o próprio processo produtivo e o valor que agrega ao produto, além de não se identificar com os produtos de seu trabalho; explorador — devido os objetivos de ...
De acordo com a teoria marxista, por não deter os meios de produção, o proletário é levado a vender sua força de trabalho ao capitalista, para poder garantir sua subsistência. Dessa maneira, a própria força de trabalho/mão de obra torna-se uma mercadoria, à medida que será vendida em troca de dinheiro (salário).
O modo de produção capitalista é o que se caracteriza pela relação entre trabalho assalariado e capital. ... Os trabalhadores passaram a vender seu trabalho em troca de um salário, que no entanto, não corresponde ao capital gerado pela produção. Essa diferença foi chamada por Karl Marx de mais-valia.
Destarte, não há contradição entre o capital e o trabalho, na medida em que ambos representam a síntese do valor; faces de uma mesma moeda; no primeiro caso valor acumulado; e no segundo caso valor assalariado.
É possível, também, ser matéria e objeto ao mesmo tempo, ao passo que os valores-de-uso o determinam ora como produto, ora meio de produção, dependendo de sua função no processo de trabalho. ... Por reificação, entende-se o processo de coisificação onde o próprio direito passa a ser mercadoria de consumo.
Reificação (do latim res: coisa) é, porém, um conceito bastante mais abrangente. ... Para estes autores, a reificação implica a abstração/alienação de determinadas propriedades humanas e respetiva atribuição às coisas, por exemplo, na perspetiva marxista, o trabalho humano em relação às mercadorias.
A reificação é um "caso especial" de alienação, sua forma mais radical e generalizada, característica da moderna sociedade capitalista. Em resumo, segundo as palavras do próprio Marx (1983, p. 71), trata-se de "relações coisais entre pessoas e relações sociais entre coisas".
Marx retrata a alienação 1) em relação ao produto do trabalho, 2) no processo de produção, 3) em relação à existência do indivíduo enquanto membro do gênero humano e 4) em relação aos outros indivíduos.
Resposta: A alienação do trabalho é a repetição involuntária dos movimentos (isso na questão física) e ideológica do operário. Ele faz tanto aquilo que não se dá conta na situação viciosa em que está inserido.
Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.
As três grandes formas da alienação (social, econômica e intelectual) são a causa do surgimento, da implantação e do fortalecimento da ideologia (CHAUÍ, 2000).
A discriminação e preconceito são tipos de alienação moral.
Tipos de alienação para Marx
Alienação parental
Os atos de alienação parental podem ser identificados como aqueles que desabonam a imagem do outro genitor - criação de falsas memórias, imputação de calúnia, dificuldade/embaraço aos encontros/visitas entre filho e pai, filho e mãe – sendo que nem sempre e necessariamente o genitor é o único possível autor dessas ...
MEIOS DE PROVA DA ALIENAÇÃO PARENTAL Mantenha um registro diário de tudo o que acontece com seu filho, incluindo todas as conversas e os incidentes com o outro pai. Seus registros podem ser extremamente importantes na hora de provar a alienação parental, que significa simplesmente desmentir as acusações do outro pai.
Quando surge a suspeita de prática de alienação parental por um dos genitores, alguns sintomas podem ser identificados na criança vítima desta situação, tais como: ansiedade, nervosismo, agressividade, depressão, transtorno de identidade, falta de organização, isolamento, insegurança, dificuldades de aprendizado, ...
A denúncia não precisa estar necessariamente na petição inicial ou na contestação, ela pode ser apresentada a qualquer momento por meio de uma simples petição intermediária, sem que permitido ao juiz ignorá-la.
Alienação Parental ocorre quando um dos pais influencia o filho (criança ou adolescente) a repudiar o outro genitor. ... O contrário também pode acontecer, a mãe ficar “enchendo a cabeça” da criança (ou adolescente) contra o pai. Não importa se é o pai ou a mãe, qualquer dessas situações é caso de alienação parental.
A alienação parental é um crime previsto na lei número 13.
A Lei 12.
2º Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ...
Significado de Parental adjetivo Relativo aos pais; relacionado com as pessoas que, conjunta ou separadamente, assumem as responsabilidades nos cuidados de uma criança: amor parental; responsabilidade parental. ... Etimologia (origem da palavra parental).
3º, Lei art. 19, Lei 8.