A presença de sangue na saliva ou no catarro pode acontecer devido à infecção ou inflamação das vias aéreas, podendo ser indicativa de bronquite ou bronquiectasia, por exemplo, sendo normalmente acompanhados de outros sintomas como dificuldade para respirar, dor no peito e cansaço.
As causas mais frequentes são pequenas pancadas ou inflamações no sistema reprodutor masculino. No entanto, o sangramento também pode surgir devido a exames médicos, como a biópsia da próstata ou problemas mais graves.
As causas mais comuns de sangramento nasal são o ressecamento associado ao tempo seco e traumas como assoar ou cutucar o nariz com muita força. Alergias, desvio de septo, sinusite, uso frequente de sprays nasais ou drogas aspiráveis também podem levar à hemorragia.
As causas de hemorragia digestiva podem variar desde situações benignas e frequentes, como hemorróidas ou fissuras do ânus, até condições mais graves, como a úlcera péptica ou cancro do tubo digestivo (esófago, estômago ou cólon).
Sangue escuro misturado nas fezes e sangue vivo revestindo ou misturado nas fezes indicam hemorragia digestiva baixa. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Fissura anal e hemorroidas causam pequenos sangramentos que geralmente são observados no papel higiênico.
Cuidados de Enfermagem com o HDA ou HDB:
Hemorragia do trato gastrointestinal baixo é uma condição em que há sangramento da parte baixa do aparelho digestivo, especificamente do intestino grosso, do reto ou do ânus. Os principais sintomas são sangue vermelho fresco saindo do ânus ou fezes de cor marrom-avermelhada.
Já as fezes que apresentam sangue vermelho vivo, podem indicar um sangramento no intestino, geralmente na porção mais final do intestino grosso ou ânus, chamada de hematoquezia.