O Que Ironia Eufemismo?

O que ironia eufemismo

As figuras de pensamento são um grupo de figuras de linguagem cujo foco é criar uma ideia que vai além do sentido original. Há 9 delas: Ironia, Antítese, Paradoxo, Eufemismo, Hipérbole, Prosopopeia ou Personificação, Apóstrofe, Litote e Gradação. Cada uma delas é usada para gerar um efeito diferente, dependendo da intenção do falante.

“Ir para a terra dos pés juntos”, “comer capim pela raiz”, e “vestir paletó de madeira” são alguns exemplos de eufemismos utilizados para se referir a morte de alguém. No entanto, nestes exemplos, o eufemismo, mesmo na tentativa de suavizar a mensagem, pode apresentar um caráter grosseiro.

Ops, algo deu errado...

Por exemplo, normalmente o eufemismo é usado em frases que se referem a morte de alguém, com a intenção de não tornar o discurso sobre uma situação naturalmente dramática ainda mais desagradável.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer as palavras que constroem o efeito de sentido de ironia, eufemismo e hipérbole na tirinha.

Como poderia haver uma ferida que não dói? Note que a palavra “ferida” não é o oposto da palavra “doer”. O que há é uma relação da ideia para além das palavras, por que na vida sabemos que toda ferida tem como consequência a dor. 

O que é o sarcasmo?

<strong>O que é o sarcasmo?</strong>

A linguagem é entendida como qualquer sistema de símbolos e códigos usados para expressar ideias e sentimentos (comunicação). Por isso, entendemos que ela tem origem no pensamento.

Essa figura de linguagem está presente nas expressões que têm a função semelhante ao  vocativo, ou seja, são usadas para dar a ideia de apelo, pedido, imploro, preocupação, emoção intensa ou desespero.

Assim, a principal característica das Figuras de Pensamento costuma ser o sentido conotativo. Isso significa que não é literal, mas é figurativo e simbólico. 

O que é eufemismo:

Acontece quando usamos uma expressão para atenuar (não modificar, mas amenizar) o sentido original das coisas. É uma figura de pensamento usada quando a intenção é ser sutil e delicado ao falar.

Os adultos sabem que as pessoas morrem, mas muitos deles têm medo de falar dessa forma com os filhos. Por isso, recorrem ao uso do eufemismo para passar a mensagem da morte de forma sutil.

Exercícios resolvidos

<strong>Exercícios resolvidos</strong>

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: ttps://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em: 31 ago. 2018.

Nessas figuras, as palavras não ganham novos significados, o que acontece é um jogo de estilo. É o modo de organizar as coisas em certo contexto que cria uma relação que vai além do literal. Assim, nós interpretamos a ideia de uma forma ambientada.

Paradoxo ou Oximoro

Nós sabemos que o vento (ser inanimado) não tem boca ou língua para assobiar. Porém, usamos essa palavra porque a vibração que seu movimento causa é semelhante ao som de um assobio humano. 

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Antítese

O eufemismo também pode ter um sentido cômico, geralmente presente em expressões populares. Porém, como diz a própria definição, não é adequado utilizar eufemismos de caráter cômico em situações de polêmica ou dramáticas, pois pode perder totalmente a sua função original: amenizar o sentido da mensagem a ser transmitida.

Gostou do nosso artigo sobre Figuras de pensamento? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Qual é a ironia?

eironēia, 'dissimulação') é uma forma de expressão literária ou uma figura de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se quer expressar. ... Na literatura, a ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com um ponto de vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor.

O que significa tom irônico?

Significado de Irônico adjetivo Que diz exatamente o oposto do que quer dizer. Que zomba insultuosamente de algo ou de alguém: comentário irônico. Que faz referência ao uso de ironia; que contém ou expressa ironia.

Como se tornar uma pessoa irônica?

Sendo sarcástico. Use o sarcasmo quando estiver falando sobre ideias ou eventos. Por exemplo, depois de um filme muito chato, você poderia dizer algo como "Nossa, que filme legal, viu". Coloque bastante ênfase no “legal” para transmitir sarcasmo através do tom de voz.

O que é ser irônico e sarcástico?

A diferença entre sarcasmo e ironia é que enquanto o primeiro é dito em tom malicioso e ríspido, o segundo é uma frase contraditória que geralmente tem sentido de humor. ... Já a ironia é mais usada e facilmente aceita em relação ao sarcasmo, pois expressa, com humor, o oposto do que o interlocutor pretende dizer.

O que é efeito de ironia?

A ironia é definida como um recurso da linguagem que gera um efeito de sentido contrário ao significado da palavra e/ou expressões utiliza no contexto com a finalidade de criticar ou ridicularizar o elemento (ou realidade) em questão. ...

O que é traço de ironia?

A ironia é a figura de linguagem que afirma o contrário do que parece dizer. Ela também pode se mostrar de modo mais sutil, no contexto, como no exemplo abaixo. ... Paulo, em 3 de novembro de 2013, é um exemplo típico desse tipo de ironia.

O que é um texto de humor?

Tanto na linguagem falada quanto na escrita, se analisarmos o significado da palavra humor, percebemos que esta nos remete à ideia de comicidade, de riso e descontração. ... Dentre os textos humorísticos estão: As Piadas, que geralmente apresentam uma sequência de ações, cujo desfecho é sempre cômico.

Como se produz o efeito de humor da tirinha?

Para obter o efeito de humor desejado, o autor da tira cria uma nova palavra.

Como se produz o efeito de humor?

se produz através do duplo sentido, interpretação literal de algo que precisa ser entendido em sentido figurado e representações estereotipadas de variedades linguísticas estigmatizadas. Rimos de situações que parecem absurdas, cômicas, inesperadas, surpreendentes.

O que produz o humor na tirinha queridos vizinhos?

Resposta. O humor provocado na tirinha é sobre como uma frase pode ser compreendida com ambiguidade ( com mais de um sentido), pois todos da fila compreende sobre qual vírus se refere , mas apenas um se confunde compreendendo como um vírus virtual, como o do computador.

Onde está o humor da tirinha?

Resposta. Resposta: Na tirinha que embasa esta questão, o sentido de humor aparece na última fala. Vale lembrar que o cômico é decorrência de uma distorção.

Por que o humor da tira está na reação dos dois animais?

Resposta. O cinismo é dado pelo fato de a personagem Garfield já saber que o pano não se tratava de um mecanismo para ter um atendimento, até porque ele está em sua residência e não há serviço. Porém, mesmo assim o faz já que sabe que o cachorro está sobre o pano.

Como a linguagem visual contribui para o humor da tira?

b) Como a linguagem visual contribui para o humor da tira? R. O humor da tira nasce do fato de a personagem no canto direito estar levando um computador para ser vacinado contra vírus. O balão de fala do homem ao lado contém apenas um ponto de interrogação, indicando seu estranhamento diante da cena.