A carta solar é uma representação gráfica dos percursos aparentes do sol na abóbada celeste ao longo do dia em diferentes épocas do ano. Estes percursos são identificados através da transposição do azimute e da altitude solar sobre o plano.
Para medir a radiação, ele se baseia na diferença entre a temperatura de uma superfície branca e a temperatura de uma superfície preta. Essa diferença de temperatura entre as superfícies permite que o equipamento faça a medição da incidência solar por meio do potencial gerado num componente chamado termopilha.
O primeiro ângulo (azimute solar – a) é em relação ao norte, e mostra a direção do raio solar, já o segundo (altura solar – h) é em relação a superfície mostrará a inclinação desse mesmo raio. veja as imagens abaixo.
A altura solar e o azimute são as informações necessárias para projetar uma sombra em uma determinada hora. Representa graficamente, nos diagramas solares, obstáculos que impedem a visão da abóboda celeste por arte de um observador (ou elemento fixo) em algum ponto.
Primeiramente deve se ativar o transferidor e orientá-lo conforme a fachada que se está analisando. Como a nossa está voltada para o norte, deixaremos o ângulo 0 (zero). Longo em seguida deve se informar ao programa se o ângulo de referência a interno ou externo.
O Analysis Sol-Ar pode ser baixado diretamente pelo seguinte link: http://www.labeee.ufsc.br/downloads/softwares/analysis-sol-ar. Este link levará a uma página em que se tem uma rápida apresentação do software, descrevendo seus recursos e potencialidades.
O Analysis Bio pode ser baixado diretamente pelo seguinte link: http://www.labeee.ufsc.br/downloads/softwares/analysis-bio. Este link levará a uma página em que se tem uma rápida apresentação do software junto a algumas instruções sobre como gerar arquivos em CSV – assunto de que trataremos mais adiante.
A dica é começar a análise pelo Climate Consultant para definir Alfa e Gama e dimensionar o brise horizontal. Em seguida, consultar o SOL-AR para conferir o brise horizontal e dimensionar o brise vertical. Sabendo os ângulos corretos, você pode calcular o tamanho do brise.
A figura a seguir mostra o diagrama solar para a cidade de Vitória juntamente com o transferidor de ângulos sobreposto. Qual o menor comprimento de um brise horizontal, para que o mesmo faça sombra na janela entre o período 23 de setembro até 21 de março? a. 0,22 metros.
Como utilizar o Analysis BIO • Clicando no botão “Relatórios”, o software apresentará uma compilação de dados referentes aos meses do ano da cidade estudada, abordando questões, como conforto, ventilação, aquecimento solar e resfriamento evaporativo Figura 15: Relatório gerado pelo software para a cidade de Belo ...
Radiação solar incidente Diz-se que a energia que não atinge a superfície da Terra está extinta e é composta de radiação reemitida, refletida e espalhada de volta no espaço. De acordo com a lei de Lambert, a quantidade de radiação que atinge a unidade de superfície é proporcional ao cosseno do ângulo de incidência.
Radiação solar é a designação dada à energia radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação electromagnética.
É considerada energia solar toda a forma de energia que chega até nós através dos raios do sol, seja ela proveniente da sua luz ou o do seu calor. ... É a energia do sol que altera o estado físico da água, fazendo com que essa migre e possa ser represada e aproveitada nas usinas hidrelétricas.
A atmosfera funciona como um filtro para a radiação solar, que deixa passar certos comprimentos de onda e reflete ou retém outros. Na parte alta da atmosfera está localizada a camada de ozônio, que absorve uma pequena porcentagem da radiação total, correspondente à radiação ultravioleta, nociva aos seres vivos.
A camada de ozônio é um dos componentes mais importantes que formam a estratosfera do nosso planeta. Ela é uma fina camada formada pelo gás ozônio (O3) que protege você, sua família e todos os outros seres vivos da Terra contra os raios ultravioleta do sol.
O que aconteceria com a Terra se seu eixo de rotação não fosse inclinado? Acabariam as estações do ano e não haveria mais coleção outono/inverno e primavera/verão. ... Além disso, a mesma roupa poderia ser vesti-da durante o ano inteiro.