A instabilidade dinâmica compreende um processo muito frequente em certos tipos de microtúbulos, caracterizado pela interconversão rápida de subunidades livres nas extremidades destas estruturas.
A polimerização ou despolimerização é um processo que depende de energia, que está sob a forma de Trifosfato de Guanosina ou Guanosina Trifosfato (GTP). Estes dois processos ocorrem em velocidades diferentes nas extremidades dos microtúbulos.
O córtex celular, camada situada logo abaixo da membrana plasmática, é formada por filamentos de actina e por uma variedade de proteínas que se ligam à actina. Esta camada rica em actina controla a forma e os movimentos de superfície da maioria das células animais.
Eles são estruturas citoplasmáticas ligadas à membrana plasmática das células. Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de microtúbulos.
Os Cílios existem para proteger os olhos, eles servem como uma barreira importante que impedem que pequenas partículas como poeira e microorganismos cheguem aos olhos.
Os centríolos e os corpúsculos basais são estruturas cilíndricas, com 0,2 um de largura e 0,4 um de comprimento. Nove grupos de três microtúbulos, fundidos em tripletes, formam a parede do centríolo e cada triplete se inclina para dentro como as lâminas de uma turbina ( Fig. 4 ).
Nesta localização, os centríolos são melhor denominados corpúsculos basais ou quinetossomos. Assim, células animais podem apresentar, além do diplossomo, um número de centríolos correspondente ao número de cílios ou flagelos presentes em sua superfície.
Assim, a estrutura do corpúsculo basal é exatamente igual à do centríolo. As semelhanças anatômicas entre centríolos, por um lado, e cílios e flageles, por outro, deixam claro que sua origem é a mesma, embora desempenhem papéis diferentes. De qualquer maneira, todos eles estão ligados ao movimento.
As fímbrias comuns são curtas, finas e rígidas, e têm função de dar a aderência para a bactéria em sua locomoção e temos tambem as fímbrias sexuais que são maiores e servem de canais para a transferência unidirecional de DNA entre células bacterianas no processo de conjugação.