Ingerem vem do verbo ingerir. O mesmo que: comem, tomam, bebem, intrometem, intervêm, imiscuem, penetram, inserem, acreditam.
Ato de tomar e de deglutir alimentos sólidos, líquidos ou mesmo substâncias não alimentícias, como fármacos ou venenos.
A absorção da maior parte dos nutrientes ocorre no intestino delgado, enquanto a absorção de água se dá principalmente no intestino grosso, que é a parte final do trato intestinal. No entanto, antes de serem absorvidos, os alimentos precisam ser quebrados em partes menores, processe que inicia desde a mastigação.
A quantidade diária de água recomendada varia de acordo com diversos fatores, como idade, peso, se é praticante de atividade física ou não, clima e temperatura. Quem leva uma vida sedentária deve ingerir, em média, de 2,5 litros a 3 litros por dia, orientação diferente para quem é fisicamente ativo.
O alimento é ingerido pela boca, onde ocorrerá o início da digestão com processos físicos e químicos, pela ação dos dentes, língua e saliva, na produção do bolo alimentar. Em seguida, o alimento é transportado com o auxílio da língua para a faringe.
Os órgãos digestórios acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. Os dentes auxiliam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição. Os demais nunca entram em contato direto com o alimento.
O sistema digestório é composto por órgãos que atuam juntos para permitir a absorção da maior quantidade de nutrientes possível dos alimentos ingeridos. Ele é formado pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.