Por sua vez, o ducto colédoco normalmente é formado pela junção dos ductos cístico e hepático comum. O ducto cístico pode juntar-se ao ducto hepático em posições anterior, laterais direita ou esquerda e posterior, em ângulos geralmente agudos.
Em geral o colédoco até 0,8 cm pode ser considerado normal. Mas para passar para o colédoco a pedra precisa vencer o ducto cístico que costuma ser de menor calibre.
A bile é uma substância alcalina formada pelo fígado. ... A bile sai do fígado pelo ducto hepático que em seu trajeto até o intestino se une ao ducto cístico proveniente da vesícula biliar. Juntos, os canais cístico e hepático formam o ducto colédoco.
Bile, bílis, fel ou suco biliar é um fluído produzido pelo fígado (produz cerca de um litro de bile por dia) e armazenado na vesícula biliar - capacidade de armazenar 20 - 50 ml de bile - e atua na emulsificação de gorduras (homogeneização da suspensão de gordura em dispersão coloidal, análogo à atuação do detergente ...
Fluído que digere gorduras e absorve nutrientes. A bile é uma substância originada no fígado. Cerca de um litro do líquido é produzido diariamente e 50 ml fica armazenado na vesícula.
Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.