O IGP-M é popularmente chamado de "inflação do aluguel". Esse apelido foi dado porque o reajuste anual dos contratos de aluguel geralmente tem o IGPM como base. Desse modo, ele é usado como parâmetro na hora de alterar o valor mensal que você paga ao proprietário do imóvel.
O que é o índice IGP-M (ou Índice Geral de Preços do Mercado)? ... Ele é um índice de medição de preços que vai desde bens industriais, matérias-primas até produtos ligados ao consumidor final. O IGP-M, criado em 1940 pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), é considerado um dos principais indicadores de inflação do país.
Para calcular reajuste de aluguel basta aplicar o índice da mesma forma que o IGP-M. Soma-se ao aluguel os valores de IPCA acumulados ao longo dos 12 meses anteriores ao mês de aniversário do contrato.
De janeiro de 2020 a janeiro de 2021 o IGP-M ficou em 26,3%. O IPCA, em 4,8%. Os números foram extraídos da calculadora de inflação do Banco Central. Isso significa que, se o projeto passar a vigorar, os proprietários serão autorizados a fazer reajustes menores do que podem atualmente.
Divulgado aproximadamente no último dia útil do mês O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) é divulgado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas. Esse índice, bastante utilizado pelo mercado, mede a evolução geral de preços na economia, criando assim uma medida da inflação nacional.
Os aumentos são um reflexo da oscilação do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), indicador mais utilizado para atualizar os valores de locação de imóveis. Em novembro, a popular “inflação do aluguel” avançou 3,28% sobre outubro, com alta de 24,5% em 12 meses.
(Estadão Conteúdo) – O Relatório de Mercado Focus, divulgado nesta manhã pelo Banco Central, mostrou que a mediana das projeções do IGP-M de 2020 foi de 8,66% para 8,76%.
Aumento é opcional para proprietário e vale para contrato que faz aniversário no próximo mês. O valor do aluguel residencial com aniversário em fevereiro poderá ter reajuste de 25,71%, maior percentual de correção dos últimos 18 anos, afirma o Secovi-SP (sindicato da habitação).
Conforme a Lei do Inquilinato (Lei 8.
Aluguéis – Reajustes – 2019
Outrossim, para que haja a modificação do valor do aluguel antes do fim do prazo previsto no contrato é possível apenas com a anuência do locador e do locatário. Sem a concordância de ambas as partes, o locador somente poderá pedir uma ação revisional do valor após três anos de locação.
Índices Econômicos - IGP-M
Projeções IPCA e IGP-M
Mas é bom saber como calcular o IGPM. Para isso, aplique uma fórmula matemática simples: Valor atual do aluguel + IGPM acumulado no último ano = valor do reajuste do aluguel.
O IGP-M 2020 dos últimos 12 meses é fixado em 24,52%. Para exemplificar como calcular esse reajuste, vamos supor que seu aluguel é de R $1.
A atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência (Ex.: produtório dos índices mensais de IPCA/100+1). São usados no cálculo os índices da data inicial e da data final.
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) variou 0,80% em abril de 2020, percentual inferior ao apurado em março, quando a taxa foi de 1,24%. Com este resultado, o índice acumula alta de 2,50% no ano e de 6,68% em 12 meses.
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 0,96% em dezembro, percentual inferior ao apurado em novembro, quando havia apresentado taxa de 3,28%. Entre janeiro e dezembro de 2020, o índice acumulou alta de 23,14%. Em dezembro de 2019, o índice havia subido 2,09% e acumulava alta de 7,30% em 12 meses.
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 4,34% em setembro de 2020, percentual superior ao apurado em agosto, quando havia apresentado taxa de 2,74%. Com este resultado, o índice acumula alta de 14,40% no ano e de 17,94% em 12 meses.
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 3,23% em outubro de 2020, percentual inferior ao apurado em setembro, quando havia apresentado taxa de 4,34%, aponta o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE).
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 2,74% em agosto, percentual superior ao apurado em julho, quando havia apresentado taxa de 2,23%. Com este resultado, o índice acumula alta de 9,64% no ano e de 13,02% em 12 meses.
Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), com o resultado, o índice acumula taxas de inflação de 5,17% no ano e de 28,94% em 12 meses.