O Plano Marshall foi um plano para a reconstrução dos países europeus e do Japão, no pós - segunda guerra. Através dele os EUA encheram a Europa de dólares; impulsionou o dólar como moeda padrão e consolidou o capitalismo como sistema dominante.
O Pacto de Varsóvia foi um acordo militar firmado entre a URSS e outros países de influência comunista em 1955. ... Como é sabido, a OTAN – que existe até hoje – também é um pacto militar e foi firmada entre Estados Unidos da América e outros países ocidentais com o objetivo de ajuda operacional militar mútua.
O objetivo era manter uma integração militar entre os países da Europa Oriental, cujos governos eram comandados pelos Partidos Comunistas, para atuar no sentido de uma proteção militar mútua entre os membros do pacto.
Os objetivos do Pacto de Varsóvia eram basicamente garantir o contra-ataque no caso de investidas violentas por parte dos países integrantes da OTAN, e ainda proteger seus países aliados no caso de ataques, promovendo um sistema de cooperação mútua, no caso de que algum de seus aliados fosse atingido pelos países ...
Em resposta as políticas implantadas pela doutrina Truman, em 1949, foi criado o COMECON com o objetivo de integrar economicamente os países do bloco socialista e evitar os interesses daqueles países em relação ao Plano Marshall e o capitalismo.
A Corrida Armamentista foi um fenômeno ocorrido durante a Guerra Fria, consistindo na concorrência entre EUA e URSS em busca da “arma total”.
Na Guerra Fria o uso das armas tinha outro propósito. Não serviam para atingir fisicamente o inimigo, mas sim para lhe colocar medo. O objetivo da corrida armamentista era investir na pesquisa e criação de armas. Quando os Estados Unidos lançava um armamento, a União Soviética respondia com outro ainda mais potente.