O Que Foi O Capitalismo Industrial?

O que foi o Capitalismo Industrial

O capitalismo industrial (ou industrialismo) foi o segundo estágio do capitalismo, surgido na Inglaterra no século XVIII com o advento da Revolução Industrial.

O sistema econômico surgiu na Revolução Industrial e pregava a liberdade econômica e a maior integração dos mercados. Saiba quais foram suas origens, características e fases. E entenda também como o capitalismo é definido atualmente, após quase três séculos de existência.

Edital Concursos Brasil tem como objetivo principal oferecer acesso gratuito a milhares de pessoas que tem interesse em obter informações sobre Concursos Públicos no Brasil. Ao longo de seis anos, Edital Concursos Brasil vem trabalhando com o compromisso de ter um impacto positivo na sociedade, divulgando informações oficiais, imparciais e de fontes seguras, sem qualquer vínculo com as organizadoras de Concursos Públicos e Processos Seletivos.

A mudança de paradigmas de produção trazidos pela Revolução Industrial afetou todos os aspectos da vida na Europa, e posteriormente no mundo. Através dela houve grande crescimento populacional, aumento da média de salários e melhoria da qualidade de vida.

Já o Capitalismo Industrial ou Industrialismo, teve sua vigência entre os séculos XVIII e XIX. Por fim, veio o Capitalismo Financeiro ou Monopolista, aparecido a partir do século XX.

Contexto Histórico

Contexto Histórico

Este sistema econômico teve o capitalismo industrial como a base para a sua intensificação. No entanto, historicamente, ele foi a segunda fase, de três do capitalismo. As três são classificadas da seguinte maneira:

Fonte: Educação, Significados, Wikipédia, Toda Matéria, Info Escola, Sua Pequisa, Guia dos Estudante, Politize.

Apresentamos as principais características do capitalismo industrial, seu significado e história.

Antes da Revolução Industrial, tudo aquilo que se produzia era feito com as mãos, ou seja, manufaturado. Após, os produtos se tornaram industrializados, mais bem feitos e produzidos em grande escala. Com mais mercadorias no mercado, obviamente, os preços despencaram, posto que mais gente pôde ter acesso ao consumo.

Por conta do aumento das indústrias, que passaram a requerer mais mão de obra, as cidades cresceram. Foi preciso igualmente investir em pesquisas, já que era necessário focar no desenvolvimento tecnológico.

Videoaulas

Videoaulas

Esta fase do capitalismo proporcionou o desenvolvimento da globalização por meio da impulsão dos mercados, da abertura e também a integração entre eles. Além de acompanhar o início da Revolução Industrial.

Onde no mesmo período, correntes de pensamentos ligadas ao liberalismo econômico começaram a surgir. Veja quais foram as principais características que marcaram esta época:

O movimento, que se iniciou na Inglaterra, logo influenciou parte da Europa ocidental, Estados Unidos e Japão. Foram nestes países que aconteceu a Segunda Revolução Industrial, no século XIX, e também se deu o início do processo de industrialização.

Características do capitalismo

Entre os séculos XV e XVIII, vigorou na Europa o Mercantilismo, que eram práticas comerciais constantes. Naquele tempo, se trocava, vendia ou comprava mercadorias, e isso impulsionava um esboço de Capitalismo.

O Capitalismo Industrial foi o sucessor do capitalismo comercial. Neste, os países optavam por evitar o livre comércio, por meio de medidas protecionista. Dentre as ações, pontos como a aplicação de tarifas ou até mesmo a proibição do transporte de mercadorias.

De estudante para estudante

Antes do Capitalismo Industrial, apenas o mercantilismo (compra, venda ou troca de mercadorias) era praticado. Mas a Revolução Industrial mudou esse cenário, posto que a indústria dominou toda a economia.

O período atual do capitalismo é definido como capitalismo informacional. O nome se dá em decorrência da grande presença de sistemas computacionais e de informação, os quais marcaram a terceira Revolução Industrial.

Foi no período do mercantilismo, também conhecido como capitalismo comercial, que o capitalismo se originou. Naquela época, o controle do Estado sobre as atividades econômicas era grande. Além disso, a economia tinha a agricultura e a exploração de metais como seus cernes.

Como acabou o Capitalismo Industrial?

Ele possui três divisões: Capitalismo Comercial, Industrial e Financeiro, sendo que o primeiro, perdurou do século XV até o meado do século XVIII. Depois que o primeiro Capitalismo teve fim, o Capitalismo Industrial foi o sucessor. Ele teve início ainda no século XVIII e permaneceu até o final do século XIX.

O que é capitalismo comercial e industrial?

O Capitalismo é um sistema econômico que está dividido em três fases: Capitalismo Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo) – do século XV ao XVIII. Capitalismo Industrial ou Industrialismo – séculos XVIII e XIX. Capitalismo Financeiro ou Monopolista – a partir do século XX.

Quais são as principais características do capitalismo industrial?

Características do capitalismo industrial Industrialização dos meios de produção; Aumento significativo da produtividade; Mecanização e surgimento de novas tecnologias; ... Aumento da desigualdade social (em virtude da concentração de renda nas mãos da burguesia detentora dos meios de produção).

O que é o capitalismo informacional?

O capitalismo informacional corresponde ao conjunto de transformações provocadas pela revolução tecnológica sobre a dinâmica socioeconômica mundial. O capitalismo informacional é um termo criado pelo sociólogo espanhol Manuel Castells, em sua obra A Sociedade em Rede, originalmente publicada no ano de 1996.

Qual é a característica do Capitalismo Industrial?

Características do capitalismo industrial Industrialização dos meios de produção; Aumento significativo da produtividade; Mecanização e surgimento de novas tecnologias; ... Aumento da desigualdade social (em virtude da concentração de renda nas mãos da burguesia detentora dos meios de produção).

Quais são as principais características do Capitalismo Industrial?

As principais características do Capitalismo Industrial são: Industrialização e desenvolvimento dos transportes. ... Transformação das manufaturas em produtos industrializados. Produção em larga escala.

O que o capitalismo industrial substituiu?

O capitalismo industrial substituiu o modelo comercial vigente na Europa desde o século XV. Antes a economia girava em torno de práticas mercantilistas de compra, venda e troca de especiarias, metais e produtos agrícolas.

Quais foram as consequências do capitalismo industrial?

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...

Qual a diferença entre o capitalismo comercial e industrial?

O capitalismo industrial é uma nova fase desse sistema econômico, que surge em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas, na segunda metade do século 18. Com essa nova fase é superado o capitalismo comercial, também chamado de mercantilismo, que surgiu em fins do século 14 e vigorou até então.

O que foi o capitalismo comercial resposta?

O capitalismo comercial, também chamado de pré-capitalismo ou capitalismo mercantil, é considerado o primeiro modelo de capitalismo adotado no mundo após a crise do feudalismo. Nesse período ainda não existia uma forte industrialização nos países da Europa, sendo quase inexistente.

Quais são as principais características do capitalismo?

Características do capitalismo
  1. Obtenção de lucro e a acumulação de riquezas. ...
  2. Trabalhadores são assalariados. ...
  3. Predominância da propriedade privada. ...
  4. Estado intervém pouco no mercado (Economia de Mercado) ...
  5. Divisão entre classes sociais. ...
  6. Crescimento da desigualdade social.
6 de mai. de 2019

Quais são as principais características do sistema capitalista?

São características clássicas do capitalismo: Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual. Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital. ... Divisão de classes: esse é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo.

Quais as principais características do capitalismo informacional?

As principais características do Capitalismo Informacional são: ... Desenvolvimento acelerado do capitalismo financeiro. Especialização e qualificação da mão-de-obra. Otimização dos processos produtivos.

O que é o capitalismo monopolista?

Capitalismo financeiro, também chamado de capitalismo monopolista, corresponde a um tipo de economia em que o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras. ... Saiba mais sobre as Características do Capitalismo.

Qual é a característica do capitalismo financeiro?

O Capitalismo Financeiro – também conhecido como Capitalismo Monopolista – é a fase do sistema capitalista caracterizada pelo crescimento da especulação financeira em torno de ações de empresas, juros, títulos de dívidas e outras formas de crédito que se transformaram em mercadorias, sendo comercializadas como tais.

Quais são as principais características do capitalismo comercial?

O capitalismo comercial tem como principais características o protecionismo, o controle estatal da economia, o metalismo e a balança comercial favorável. As fases seguintes desse sistema econômico são o capitalismo industrial e o capitalismo financeiro - fase atual do sistema.

Quais os principais características do capitalismo industrial?

Características do capitalismo industrial
  • Industrialização dos meios de produção;
  • Aumento significativo da produtividade;
  • Mecanização e surgimento de novas tecnologias;
  • Invenção e aprimoramento de meios de transporte;
  • Fortalecimento de relações internacionais por meio do comércio;
Mais itens...•6 de mai. de 2019

Como se desenvolveu o capitalismo industrial?

Em contraposição, o capitalismo industrial adentrou na produção de mercadorias, formatou a produção de modo que o lucro é o objetivo direto das coisas produzidas, e, para tal, separou a população de seus meios de produção e formou uma classe que, sem ter meios de vida, vê-se necessitada de vender sua capacidade de ...