EQST

O Que O Sistema Urinrio E Qual A Sua Principal Funço?

O que é o sistema urinário e qual é a sua principal função?

Como sabemos, o sistema urinário é o sistema responsável pela formação da urina. A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra. A formação da urina ocorre na região dos rins chamadas de néfrons.

Quais hormônios controlam a função renal?

Produção de hormônios: Eritropoetina (estimula a produção de hemácias), renina (eleva a pressão arterial), vitamina D (atua no metabolismo ósseo e regula a concentração de cálcio e fósforo no organismo), cininas e prostaglandinas.

Qual a importância que o sistema urinário tem para o bom funcionamento do nosso corpo?

O sistema urinário é fundamental para nosso organismo, uma vez que é responsável por retirar as substâncias tóxicas e em excesso do nosso corpo. O sistema urinário é muito importante para a eliminação de catabólitos do nosso corpo e, consequentemente, para a manutenção do equilíbrio interno do organismo.

Qual é a importância da reabsorção renal?

O papel da reabsorção é de recuperar as moléculas que foram filtradas, mas são essenciais ao organismo e devem retornar para a circulação. Esse processo acontece, principalmente, no túbulo proximal do néfron. São exemplos dessas moléculas: aminoácidos, glicose, ureia, sódio e água.

Qual a importância dos rins para o corpo?

Eles filtram as impurezas, controlam a pressão arterial, e ainda produzem hormônios e vitaminas. Conheça melhor seus rins. Que os rins têm a missão de filtrar o sangue, muita gente sabe.

Qual a importância da pressão de filtração glomerular?

A taxa de filtração glomerular (TFG) é um indicador importante para detecção, avaliação e tratamento da doença renal crônica (DRC) e, na prática clínica, a investigação de rotina por meio de equações utiliza as concentrações de creatinina sérica e da cistatina C.

O que provoca aumento da taxa de filtração glomerular?

Dentre as variáveis que influenciam de forma significativa na taxa de filtração glomerular, podem ser destacadas: a pressão coloidosmótica dos capilares glomerulares, pressão hidrostática glomerular, resposta miogênica e feedback túbulo glomerular.

O que é e como ocorre a filtração glomerular?

É na cápsula glomerular que ocorre a filtração glomerular, que consiste no extravasamento de parte do plasma sanguíneo do glomérulo renal para a cápsula glomerular. ... O processo em que há o retorno ao sangue das substâncias úteis ao organismo presentes no filtrado é chamado reabsorção renal e ocorre nos túbulos renais.

Qual tecido histológico encontramos na cápsula de Bowman?

Corpúsculo renal ou de Malpighi: formado pelo Glomérulo renal (tufo de capilares) e pela Cápsula de Bowman, saco epitelial invaginado que envolve o glomérulo, resultando na formação de dois folhetos, parietal e visceral. Entre os dois folhetos encontra-se o espaço urinífero ou capsular que capta o filtrado glomerular.

Quais as substâncias que são filtradas pelo rim mas que são reabsorvidas pelo sangue?

99% do filtrado glomerular chega a ser reabsorvido. A creatinina não é reabsorvida e a ureia e o ácido úrico são apenas ligeiramente reabsorvidos. As substâncias de que o organismo necessita, como a glucose, os animoácidos, as vitaminas e o bicarbonato são, regra geral, completamente reabsorvidas pelo sangue.

Quais os constituintes do aparelho Justaglomerular e qual é a sua importância?

O Aparelho Justaglomerular (AJG) tem como função principal, a regulação do fluxo sanguíneo renal e da taxa de filtração glomerular. É formado, essencialmente, pela mácula densa, o mesângio extraglomerular e alguns vasos sanguíneos, como as arteríolas aferentes e eferentes.

Quais são os constituintes do aparelho Justaglomerular?

Aparelho justaglomerular:

  • mácula densa do túbulo contorcido distal +
  • células justaglomerulares da arteríola aferente (células musculares lisas da.
  • túnica média que foram modificadas) +
  • células mesangiais extraglomerulares.