Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.
A Guerra Fria foi o conflito político-ideológico responsável pela polarização do mundo na segunda metade do século XX. EUA e URSS foram os protagonistas desse conflito. A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991.
Considera-se que a Guerra Fria iniciou-se por meio de um discurso realizado por Harry Truman, no Congresso americano, em 1947. Nesse discurso, o presidente americano solicitava verba para combater o avanço do comunismo na Europa e alegava que era papel do governo americano combater o avanço da influência soviética.
A Guerra Fria surgiu no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, em que os dois maiores vencedores (Estados Unidos e União Soviética) passam a ser pólos globais de influência política e econômica.
1947 – 1991
A Guerra Fria passou pelas seguintes etapas:
Você sabe o que foi a Guerra Fria? Ela foi uma disputa entre as duas superpotências da época: Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS). Este período de intensa hostilidade começou em 1947 e foi até 1989, e não contou com um conflito armado direto entre as duas potências.
Pelo fato de que cortina de ferro é o termo utilizado pelo isolamentos dos países socialistas durante a Guerra Fria. ... Nesse sentido, pode ser vista como uma guerra ideológica que dividiu o mundo em duas partes. Dessa forma, pode - se ver que o sistema capitalismo venceu e predomina até os dias atuais em nossa sociedade.
O Muro de Berlim
As zonas de influência referem-se aos respectivos blocos, cujos núcleos eram os EUA e a URSS.. Os EUA lideravam o núcleo dos países capitalistas. ... Por seu turno, a URSS era centro de concentração dos países do bloco socialista, concentrados no leste europeu, mais a China.
As áreas de influência são aquelas afetadas direta ou indiretamente pelos impactos positivos ou negativos, decorrentes do empreendimento, durante suas fases de implantação e operação. Essas áreas normalmente assumem tamanhos diferenciados, dependendo da variável considerada (meio físico, biótico ou socioeconômico).
Resposta: A parte oriental, ocupada pelos soviéticos, tornou-se área de influência da União Soviética. A parte ocidental, ocupada por tropas principalmente inglesas e norte-americanas, ficou sob a influência dos Estados Unidos.
A colisão dava-se com as áreas de influência comunistas chinesas e soviéticas, como as zonas do Pacífico e Sudeste asiático. Aqui, os EUA controlavam apenas a Coreia do Sul, o Laos (Vietname), a Taiwan e a ditadura indonésia, assim como as Filipinas.
A influência americana começou a atingir o mundo inteiro devido aos produtos da indústria cultural: o rádio, a TV, as revistas, os quadrinhos e o cinema contribuíram para que os EUA se firmassem como uma grande influência no Brasil e também para que o inglês se tornasse uma língua universal.
No Jãpão as principais atividades industriais são as automobilística, a eletrônica e de informática, a siderúgica, a metalúrgica, a construção naval e química, com destaque para as indústrias com tecnologia de ponta nestes setores.
Resposta. Resposta: Através do comercio, na maioria é a influencia comercial, como marcas e produtos originalmente Americanos, como restaurantes, produtos, lugares, estilos, entre outros.
Resposta: Nos plano Geopolítico, os EUA mantém intervenções na maioria dos grandes conflitos armados e crises internacionais. Na guerra entre Israel e Palestina, mantém uma posição de apoio aos judeus, mantendo uma gigantesca diplomacia local.
A influência dos Estados Unidos nos conflitos regionais pode ser vista, por exemplo, na participação dos EUA em combates realizados ao redor do globo, destacadamente no Oriente Médio, onde, por exemplo, atua no combate a grupos que considera terroristas.
Devido ao fortalecimento econômico, os EUA exercem um grande poder sobre os organismos financeiros internacionais, forçando a abertura da economia de países subdesenvolvidos, no entanto, possui medidas ou políticas protecionistas em relação à entrada de produtos estrangeiros em seu país criando taxas alfandegárias, ...
Os Estados Unidos tem uma das economias mais desenvolvidas do mundo. O país tem acesso a abundantes recursos naturais, uma infraestrutura interna muito bem desenvolvida, altos níveis de produtividade e uma força de trabalho com bons índices de educação.
Os Estados Unidos são a maior economia do mundo, o coração econômico do mundo Ocidental e a maior força militar do mundo, sendo um país de grande importância no mundo contemporâneo.
A independência dos Estados Unidos, que foi a primeira das nações coloniais a obter a sua independência, foi importante como um símbolo para as demais nações. ... Além disto também significava apoio em terra, além de apoio ideológico, de uma nação americana aos projetos de independência.
A independência dos Estados Unidos, também chamada de Revolução Americana, foi o processo pelo qual as Treze Colônias tornaram-se independentes da Inglaterra. A declaração de independência dos Estados Unidos aconteceu no dia 4 de julho de 1776, mas foi apenas em 1783 que a Inglaterra reconheceu a independência do país.
A Declaração tem grande significado político não só porque formalizou a independência das primeiras colônias na América, dando origem à primeira nação livre do continente, mas porque traz em seu bojo o ideal de liberdade e de direito individual, e a ideia de soberania popular, representando uma síntese da mentalidade ...