Quando falamos de operações de parcelamento, financiamento, empréstimo ou crédito um dos tipos que existem no Brasil é o leasing, que tem o nome técnico de arrendamento mercantil. De forma resumida, o leasing funciona como uma operação semelhante a um aluguel, mas com opção de compra do bem no final de seu contrato.
Assim, Arrendamento Mercantil, também denominado “leasing”, é um negócio jurídico estabelecido entre uma pessoa jurídica denominada arrendadora, a qual concede um bem a uma arrendatária, pessoa física ou jurídica, a fim de utilização própria desta.
Em linhas gerais, o VRG é uma espécie de garantia especialíssima, de natureza contratual, pago independentemente do valor das prestações mensais e juros decorrentes do contrato de arrendamento mercantil, comumente conhecido no mercado como leasing.
Existem diferentes tipos de leasing, o leasing operacional, o financeiro e o "Sale and Lease-back", vamos ver as principais características de cada um.
A alternativa que existe para isso é fazer o leasing de aeronaves, que nada mais é do que o “aluguel” de uma aeronave (também pode ser chamado de arrendamento).
Em termos contábeis, no leasing operacional não era reconhecido nenhum ativo e nenhum passivo, sendo que as despesas de arrendamento iam direto para o resultado. Já nas operações de leasing financeiro, reconhecia-se o ativo imobilizado, o passivo de arrendamento, a depreciação e a despesa financeira.
Um arrendamento mercantil deve ser classificado como financeiro se ele transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade. Um arrendamento mercantil deve ser classificado como operacional se ele não transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade.
Também conhecido como leasing, o arrendamento mercantil é um contrato entre duas partes denominadas “arrendador” e “arrendatário”. ... O contrato deve garantir ao arrendatário o direito de pose e usufruto do ativo em questão durante o período estipulado. Portanto, o leasing garante ao locatário a utilização do ativo.
A diferença entre o contrato de leasing e o compromisso de compra e venda reside no fato de queenquanto no contrato de leasing se paga o aluguel com a mera possibilidade de compra da coisa ao final do contrato, no compromisso de compra e venda, o comprador paga as prestações do valor acordado, sendo sempre certa a ...
Leasing imobiliário é a modalidade na qual o arrendador compra um terreno, por exemplo, e constrói um empreendimento imobiliário nesse espaço para o arrendatário, a fim de alugar o bem para o arrendatário, com a opção de compra.
Leaseback, ou Sale-Leaseback, é uma forma de contrato na qual o ex-proprietário de um bem, que o vendeu para outra pessoa, aluga de volta o mesmo bem. Assim, o vendedor se torna locatário e o comprador se torna locador. O Leaseback geralmente tem como objeto imóveis.
O que é o leaseback? O leaseback é uma forma de leasing, ou arrendamento mercantil, conhecida como “leasing de retorno”. Nele, a empresa vende um ativo operacional de alto valor (geralmente um imóvel) e o aluga de volta. Desta forma consegue obter recursos para o caixa do negócio e ainda utilizar o bem em questão.
A contraprestação é o valor que deve ser pago pelo arrendatário no decorrer do contrato de arrendamento à arrendadora.
Em suma, o valor residual garantido (VRG) é uma garantia oferecida ao arrendador, um valor mínimo que será recebido caso o arrendatário opte por devolver o bem e o arrendador necessite vende-lo a terceiros.
Desta feita, no contrato de arrendamento mercantil, como regra, há a cobrança da contraprestação pelo uso (locação) do bem e do VRG (que corresponde ao parcelamento do valor de compra do bem, acaso o arrendatário optasse ao término do termo por adquiri-lo).