Estabeleceu um imposto sobre o ouro (o quinto), criou a Casa de Fundição - o ouro devia ser validade na única casa de fundição autorizada, ampliou a estrutura administrativa, fiscalizatória e policial.
A pressão exercida pelos portugueses junto aos mineradores motivou uma série de conflitos entre os colonos e as autoridades metropolitanas. ... As casas de fundição integravam o sistema de fiscalização e a cobrança da Coroa Portuguesa.
Aqui, a exploração teve como base especialmente o ouro e o diamante depositados nas jazidas de Minas Gerais. ... Por um lado, os próprios mineradores tentavam driblar a fiscalização, escondendo o ouro em suas roupas, bolsas e até mesmo nos animais que realizavam o transporte na época, como as mulas e bois.
Como Portugal dependia, e muito, dos impostos que eram cobrados da colônia a Coroa passou a estimular seus funcionários e demais habitantes, principalmente os do Planalto de Piratininga, atual São Paulo, a desbravar as terras ainda desconhecidas em busca de ouro e pedras preciosas.
O governo controlava rigidamente a exploração do ouro, e retinha parte do ouro encontrado: a quinta parte de todo o outro produzido nas minas era destinada ao governo. Este imposto ficou conhecido como “o Quinto”. ... Os negros escravos escondiam o ouro e compravam sua liberdade, ou então fugiam rumo aos quilombos.
Entre as punições praticadas contra os escravos, podem ser destacados os açoitamentos. Muitos dos escravos punidos com o açoite eram castigados com 300 ou mais chibatadas – o suficiente para levar um ser humano à morte.
A punição objetiva controlar, qualificar o indivíduo não interessado no que ele fez, mas o que é, será ou possa vir a ser. Mas para os escravos daquela época só lhes restava aceitar e cumprir as normas, pois questionar ou tentar entender as regras significa, mais castigos e punição, e colocar-se sob "suspeita".
Manter um certo controle sobre os escravos já que eles não se conformavam com a escravidão por isso tentavam fugir e muitas vezes desafiavam seu senhor, por isso os castigos eram muito rigorosos.
🤔 Essa máscara era usada durante o período escravocrata no Brasil para impedir que as pessoas escravizadas comessem ou bebessem. Elas eram trancadas com um cadeado atrás da cabeça, para que apenas os proprietários alimentassem-os.
substantivo masculino Lâmina composta por uma liga metálica à base de ferro que, mergulhada em estanho, é usada na fabricação de vários utensílios (panelas, latas etc.); lata.
Os primeiros escravos negros chegaram ao Brasil entre 1539 e 1542, na Capitania de Pernambuco, primeira parte da colônia onde a cultura canavieira desenvolveu-se efetivamente. Foi uma tentativa de solução à "falta de braços para a lavoura", como se dizia então.