Quando esses sintomas de alucinações ou delírios aparecem, tentar iniciar uma explicação “racional” pode gerar conflito.
O transtorno delirante persistente é caracterizado pela pre- sença de delírios, sem outros sintomas que levariam a um diagnóstico de esquizofrenia ou transtorno de humor. Seu tratamento baseia-se no uso de antipsicóticos e há uma im- pressão clínica de que tais casos sejam pouco responsivos.
É caracterizado como uma perturbação grave na capacidade mental de uma pessoa, resultando na diminuição da consciência e pensamento confuso. Os delírios não dependem dos sentidos para emergirem, mas, sim, causam uma interpretação errada da realidade a partir da distorção dos estímulos.
O que causa alucinações em idosos? As alucinações em idosos são causadas principalmente por intoxicação medicamentosa (excesso de remédios e/ou a interação entre eles no organismo), alcoolismo e demência, podendo ser visuais ou auditivas.
A perda de memória é uma das principais características da doença. Com o passar do tempo, o idoso esquece acontecimentos importantes da sua vida e de pessoas próximas. Às vezes, não se recorda da morte de algum parente e pergunta sobre ele normalmente, como se ainda estivesse vivo.