A dica é lavar as mãos ou passar álcool em gel. E para fazer a limpeza na região do umbigo, umedeça o cotonete com o álcool a 70% e aplique na base do coto umbilical (entre o coto e a pele), circundado toda a área. Após limpar a base, passe também o cotonete com álcool a 70% no restante do coto umbilical.
O machucado deve ser devidamente limpo para não infeccionar. O recomendado é utilizar cotonete e álcool (70%) para a higiene a cada troca de fralda. Se o local estiver bem sequinho é permitido cobri-lo, mas não utilize faixas para isso. Os pais devem ficar atentos ao umbigo e também ao bebê.
“Durante o banho, o umbigo irá molhar e é fundamental manter a região seca e limpa, para que cicatrize bem. Por isso, depois de cada banho, seque bem. Na hora da limpeza, é preciso levantar o coto umbilical e limpar toda a região em volta do umbigo”, esclarece.
A indicação é usar algodão ou fralda de pano para higienizar toda a região com água limpa ou álcool 70%. Lembre-se de secar bem o coto umbilical depois de limpá-lo. Para isso, você pode abanar a região ou utilizar gaze e fazer movimentos suaves, como pequenas batidinhas, para evitar machucar o seu bebê.
O coto deve cair entre uma e duas semanas de vida. Mas, se demorar mais tempo, não significa que haja um problema. Em todo caso, vale consultar o médico do bebê para checar se está tudo bem.