Técnicas para acabar com as formigas
Para afastar estes seres incômodos da sua casa e quintal, confira algumas receitas caseiras!
Formiga cortadeira, em um nome não genérico, descreve algumas das 47 espécies de insetos eusociais, formigas mastigadoras pertencentes aos dois gêneros Atta e Acromyrmex, no Brasil, as do gênero Atta são conhecidas popularmente como saúvas e as Acromyrmex como quenquéns.
Entre as mais comuns estão a formiga-fantasma (Tapinoma melanocephalum); a formiga-louca (Paratrechina longicornis ou Paratrechina fulva); a formiga argentina (Linepithema humile); a formiga-faraó (Monomorium pharaonis ou Monomorium floricola); a formiga-do-fogo ou pixixica (Wasmannia auropunctata), e também as dos ...
Formigas cortadeira – possuem uma coloração que varia de marrom amarelado ao preto. Constroem seus ninhos no solo e alimenta-se principalmente de um fungo extraídos de plantas que levam ao formigueiro. Esse grupo é composto por várias espécies, as mais conhecidas são as saúvas e as quenquéns.
A formiga-faraó (Monomorium pharaonis), também conhecida como formiga-do-açúcar, é uma formiga pequena (2 mm) de cor amarela ou marrom claro, quase transparente, sendo uma notória praga urbana, principalmente em hospitais.
A formiga-de-fogo ou formiga lava-pés (Solenopsis invicta) é uma formiga do gênero Solenopsis nativa da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). É atualmente uma das mais importantes pragas invasoras em alguns lugares do planeta.
“As formigas passam por lugares contaminados, como lixo e esgoto. Por isso, carregam em suas patas: bactérias, fungos e micróbios responsáveis por infecções intestinais e estomacais, principalmente as gastrointestinais, como diarreia e vômito.” Até a saúde das construções podem ser afetadas.
Pequenos insetos são vetor de quase todas as doenças infecciosas. Muita gente morre de medo de barata, mas sente muito menos repulsa por outro inseto igualmente comum nos lares: a formiga. A primavera é o auge do ciclo reprodutivo das formigas, que invadem as cozinhas em busca de alimento e não são nada inofensivas.
As formigas são insetos que vivem em sociedade. Em cada colônia de formigas há muitas rainhas que são responsáveis pela reprodução e que podem viver até 18 anos. A fecundação das formigas-rainhas ocorre durante o voo nupcial, e o macho morre logo após. Antes de colocar os ovos, as rainhas perdem suas asas.
Depende bastante da espécie da formiga. Umas constroem sua casa acima do solo. ... As formigas traçam os caminhos por meio de feromônios, substância que permite que os insetos se comuniquem. Assim, nenhuma cava um túnel que não dê em lugar algum.
Os olhos das formigas são um pouco mais afiados que os nossos. Conseguem captar ondas de uns 350 nanômetros. Mas ainda não é o suficiente para ver um coronavírus, cujo tamanho fica entre 80 nanômetros e 120 nanômetros.
Para proteger-se da chuva, as formigas utilizam métodos bem semelhantes aos nossos na contrução de suas casas. Os formigueiros são compostos por túneis que funcionam como as calhas das casas, absorvendo a água da chuva e impedindo que os outros túneis sejam inundados.
Carregar alimentos é uma das tarefas mais comuns às formigas. Elas usam as mandíbulas para cortar folhas e depois carregam nas costas o alimento até o formigueiro. Cada pedaço de folha pode pesar até 50 vezes a massa corporal da formiga, que seria como um homem levantando duas toneladas e meia.
A picada da formiga-de-fogo costuma originar imediatamente dor e a área fica vermelha e inflamada, sintomas que desaparecem num período de 45 minutos. Nesse momento, forma-se uma bolha que rebenta em 2 a 3 dias e é habitual a área ficar infectada.