Quando o cadáver permanece insepulto e abandonado sobre o solo por razoável tempo, nele se instalam pequenos animais (principalmente insetos) denominados como fauna cadavérica, que seguem certa ordem de instalação: moscas comuns, moscas verdes, coleópteros e lepidópteros.
Algum tempo após a morte, os músculos so- frem um enrijecimento, designado pela expressão latina rigor mortis. Essa rigidez cadavérica é es- pecialmente perceptível nas articulações, que pas- sam a oferecer notável resistência à flexão.
O rigor mortis, também conhecido como rigidez cadavérica, corresponde ao conjunto de reações bioquímicas e estruturais que ocorrem ao mesmo tempo e que são influenciadas diretamente pelo tratamento que o animal recebe antes do abate.
2. Livores de hipóstases São manchas de coloração violácea, que aparecem na superfície da pele. ... Livores cadavéricos Os livores ocorrem porque depois da morte o sangue fica sujeito apenas à gravidade, acumulando-se nas zonas mais baixas do corpo (variando consoante a posição do cadáver).
Manchas esbranquiçadas ou arroxeadas de partes de um cadáver que correspondem a uma falta total de sangue em zonas de declive ou a zonas de acumulação de sangue, respetivamente.
Tanatologia Forense. É a parte da Medicina Legal que estuda a morte e as suas repercussões na esfera jurídico-social. A morte, na sua acepção mais simples, consiste na cessação total e irreversível das funções vitais.
Os fenômenos cadavéricos transformativos são clas- sificados em fenômenos destrutivos e fenômenos conserva- dores. ... A mumificação, a saponificação e a calcificação constituem os fenômenos conservadores.
A embebição pela hemoglobina dos tecidos ao redor dos vasos e do endocárdio por um líquido avermelhado decorre da hemólise de eritrócitos nos vasos sanguíneos. A hemoglobina liberada entra em solução com o plasma sanguíneo e, ao mesmo tempo, as paredes dos vasos tornam-se mais permeáveis aos líquidos.
Melanose deve ser diferenciada de hemorragia (especialmente hematomas) e pseudomelanose (alteração post mortem). Quando a melanose estiver presente nos linfonodos, deve ser diferenciada de pigmento férrico e hemorragia.
O corpo do animal ou o material colhido por Médico Veterinário deverá ser levado no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, localizada na Av. Bartolomeu de Gusmão, 1120 – São Cristóvão.
Os fenômenos imediatos permitem a análise dos sinais que gerem a morte, já os fenômenos consecutivos indicam de forma segura a morte, enquanto os fenômenos transformativos definem as alterações que o corpo sofre durante a decomposição.
Os fenômenos conservativos, tal como o nome sugere, permitem um atraso no processo de decomposição do cadáver e uma falsa conservação do mesmo. São provocados essencialmente pelas condições ambientais e do próprio corpo e são classificados como: saponificação e mumificação(29).
Corificação-Mumificação rara de cadáveres em urnas metálicas fechadas. ... Os fenômenos transformativos podem ser de duas ordens: destrutivos (autólise, putrefação e maceração) e conservadores (mumificação, saponificação, calcificação e corificação).