Embaralhar: O embaralhador poderá ver o fundo do baralho no ato de embaralhar, mas não poderá mostrá-lo ao seu companheiro. Não poderá "abrir" o baralho como um "leque havaiano" e ficar ordenando as cartas. Após embaralhar, deverá passar o maço ao seu oponente da esquerda que irá "cortar" o baralho e tirar a "vira".
Cada jogador senta-se alternadamente lado a lado na mesa de jogo de tal forma a ficar de frente a seu par, com os 2 jogadores da dupla rival, um a sua esquerda e outro a sua direita. O jogo é composto por várias jogadas, chamadas de mão.
Definições
MANILHAS - São as cartas mais fortes do jogo, na seguinte ordem: paus, copas, espadas e ouros. PARTIDA - Vence a partida a dupla que atingir 12 pontos. Os pontos são conquistados em cada turno (de 3 rodadas cada). TRUCO - Truco é um pedido de aumento de aposta.
O truco é uma aposta que pode ser feita em qualquer momento da partida e o vencedor da rodada a ganha. A dupla adversária deve responder com uma das seguintes opções: Não aceito . Recusa o truco e a dupla adversária ganha a rodada....O truco.
b) REAL ENVIDO: Vale TRÊS tentos se for aceito e UM se não for. Este é o valor quando dito isoladamente e não como revide, em cujo caso nada se faz mais que sustentar três tentos aos anteriores posto em jogo, se é aceito. Podem ser dispostos dois, três ou mais REAL ENVIDO, cada um valendo três tentos.
Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3 Ordem dos naipes das manilhas (da menor para maior): ouro, espada, copas e paus. Após a distribuição das cartas, revela-se a carta do topo do monte - a Vira.
É uma carta do baralho que, no tarô, pode significar os benefícios que se alcança após o conflito.