A falha concêntrica ocorre quando você não consegue mais levantar o peso, ou seja, quando seu músculo não tem mais força para gerar um torque que vença o torque exercido pela força peso da resistência. ... A falha excêntrica ocorre quando você não consegue fazer com que o peso desça de maneira controlada. =)
Isso não quer dizer que você não pode fazer supino até a falha. Apenas que esse método é mais indicado para exercícios mais simples, em geral os isolados. Evite treinar até a falha no supino, no agachamento, no terra e afins. Prefira fazer isso nas roscas, extensões, elevações e etc.
A falha acontece quando o músculo já está fadigado e não consegue mais reproduzir nenhuma repetição. Isso acontece, basicamente, por duas formas: carga elevada ou repetições excessivas.
3 dicas simples para saber se você está atingindo a falha, seriam: – Não conseguir fazer nenhuma repetição a mais; – grande inchaço muscular (PUMP); – aumento de FC (frequência cardíaca).
Basicamente, a contração concêntrica acontece quando se “levanta” o peso e a contração excêntrica acontece quando se “abaixa” o peso.
Essa articulação possui três eixos e três graus diferentes de liberdade em planos diferentes. O primeiro é o eixo lateral, situado num plano sagital. Nele acontecem movimentos de flexão e extensão. Já o eixo ântero-posterior fica num plano frontal passando pelo centro do quadril.
O agachamento sumo é uma variação do agachamento, no qual os principais músculos trabalhados são o quadríceps e glúteos e com uma participação menor dos isquiotibiais.