EQST

O Que Extravasamento Na Enfermagem?

O que é extravasamento na enfermagem?

Dentre as toxicidades locais, destacamos o extravasamento, que é o escape de um agente antineoplásico do interior do vaso sanguíneo para o tecido circunvizinho por vazamento ou pela injeção involuntária da droga no tecido. O extravasamento caracteriza-se por dor, eritema, edema, ulceração e necrose tecidual.

O que é o extravasamento do contraste?

O EXTRAVASAMENTO DE CONTRASTE IODADO É CONSIDERADO EVENTO ADVERSO LOCAL À ADMINISTRAÇÃO INTRAVENOSA DA SUBSTÂNCIA.

Quais as possíveis complicações de uma punção venosa?

As complicações locais identificadas como as mais frequentes foram: flebite com 64,9 %, infiltração com 40,5% e hematoma com 18,3%. Trombose, tromboflebite e extravasamento atingiram menos que 5 %. Não houve casos de espasmo venoso e de infecção local, como mostra na figura 1.

Quais as complicações do acesso venoso periférico?

(1) Destaca-se como complicações locais associa- das ao uso de cateter intravenoso periférico: hema- toma, trombose, flebite, tromboflebite, infiltração, extravasamento, infecção local e espasmo venoso.

Quais as complicações do acesso venoso central?

Possíveis complicações O acesso venoso central pode provocar algumas complicações como sangramentos, hematomas, infecção, perfuração do pulmão, arritmia ou trombose venosa.

O que é um acesso vascular?

É a via de administração de medicação diretamente nas veias, nela é possível fazer medicação em grande quantidade e aquelas que pela via oral não são possíveis de administrar. São dois tipos: acesso venoso periférico, que é a inserção de um cateter nos membros (braço, mão, perna, etc.)

Quais os locais que devemos evitar uma punção venosa?

É necessário atentar para os locais x idade onde não é indicada a realização da coleta capilar de sangue. São eles: área central do calcanhar, dedos de crianças menores de um ano de idade, locais edemaciados ou previamente puncionados, dedos de um mesmo lado de uma mastectomia.

Como fazer um bom acesso venoso?

Se você optar por fazer o acesso com o cateter curto: deve-se inserir a agulha com o bisel voltado para cima (SEMPRE) e com uma angulação de 45 graus em relação a pele e a partir daí, retificamos a agulha até 15 graus. Iremos introduzir até que vejamos sangue refluindo pelo cateter.

Como retirar acesso venoso periférico?

Lavar as mãos e calçar luvas de procedimentos; • Pinçar o equipo e o extensor; • Umidificar a gaze com removedor de esparadrapo para lubrificar o curativo; • Aguardar enquanto a solução seca completamente; • Remover o curativo enquanto estabiliza o cateter; • Com gaze seca, aplicar uma leve pressão e retirar o cateter; ...

Como colocar o garrote passo a passo?

Ajuste fácil e confortável. INSTRUÇÕES DE USO 1- Pressione a presilha da cinta para baixo e puxe para abrir o garrote; 2- Coloque o garrote envolto ao braço e encaixe a presilha no lugar; 3- Puxe a cinta para apertar o garrote, porém verifique o fluxo arterial o mesmo não poderá ser interrompido.

Como fazer assepsia da pele?

O procedimento de assepsia da pele deve ser realizado com álcool a 70%, friccionar o algodão embebido por 30 segundos e, em seguida, esperar mais 30 segundos para permitir a secagem da pele, deixando-a sem vestígios do produto, de modo a evitar qualquer interferência do álcool na aplicação.