Vascularização e inervação O útero é suprido pela artéria uterina (ramo da artéria ilíaca interna) e ramos uterinos das artérias ováricas (ramos da aorta abdominal). A drenagem venosa sanguínea é realizada através do plexo venoso uterino para a veia ilíaca interna. Os nervos derivam do plexo hipogástrico inferior.
Significado de Vascularizado adjetivo Dotado de vasos: órgão vascularizado.
Sempre abrir. Endométrio é um tecido ricamente vascularizado que reveste a parede interna do útero. Esse tecido, rico em vasos sanguíneos e glândulas especializadas, são formados e destruídos periodicamente no período menstrual, em resposta às alterações hormonais.
O corpo do útero tem 3 camadas. A camada interna ou de revestimento chamada endométrio. A serosa que é a camada de tecido que cobre a parte externa do útero e uma parte medial, camada espessa de músculo que é o miométrio.
Entre os principais problemas causados pelo aumento da resistência das artérias uterinas estão a pré-eclâmpsia e a hipertensão gestacional. É muito comum que elas apareçam em mulheres que nunca tiveram um histórico de pressão alta e então passam a ser chamadas de DHEG, ou doença hipertensiva específica da gestação.
Alterações da circulação útero-placentária e algumas das suas repercussões na hemodinâmica fetal podem ser diagnosticadas pela diminuição ou pelo aumento da resistência ao fluxo sanguíneo em determinados vasos, sendo os mais frequentemente estudados: a artéria umbilical, a artéria cerebral média e o ducto venoso.
A persistência da incisura protodiastólica na artéria uterina representa um estado de alta resistência ao fluxo sanguíneo e parece ser mais útil do que as alterações nos valores dos índices doplervelocimétricos para identificar complicações gestacionais, como restrição do crescimento fetal e pré-eclâmpsia4,5.
É formada por três camadas: a túnica íntima, a túnica média e a túnica adventícia. A túnica intima é constituída pelo endotélio (tecido epitelial pavimentoso simples) que reveste o vaso internamente, e pelo tecido conjuntivo subendotelial (delicada camada de tecido conjuntivo frouxo).
As veias, assim como as artérias, apresentam três camadas formando as suas paredes. Essas camadas são: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. Veja as características de cada uma delas a seguir: Túnica íntima: é formada por células endoteliais que ficam apoiadas em uma camada de tecido conjuntivo frouxo.
O diâmetro das artérias oscila entre os 3 cm, no caso da aorta, e menos de 1 mm, a dimensão das ramificações capilares.
A serosa ou a adventícia é o revestimento externo. A serosa (peritônio visceral) é formada por tecido conjuntivo frouxo e mesotélio (epitélio simples pavimentoso). A adventícia corresponde ao tecido conjuntivo frouxo comum a outro órgão.
Sua túnica íntima apresenta uma membrana limitante bem desenvolvida, e a túnica adventícia apresenta capilares linfáticos, nervos e pequenos vasos com a função nutridora dessa túnica (vaso vasorum). ... Essa artéria também é denominada de condutora, pois a sua principal função é a condução do sangue.