Determinação. Pode-se, de forma resumida, definir como centro geográfico como o centro geométrico ou centroide da figura (mapa) do local (continente, país, região, estado, província, cidade, etc). O mapa em questão deve estar na projeção cartográfica adequada para a localização, latitude, do país, região, etc.
Resposta: Trata-se do fenômeno que ocorre quando um corpo celeste interpõe-se entre outro corpo celeste e uma fonte de luz. Eclipse é o escurecimento total ou parcial de um astro feito por meio da interposição de um segundo astro frente à fonte de luz. Existem dois tipos de eclipses: o solar e o lunar.
Um eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre sempre que a Lua se posiciona entre o planeta Terra e o Sol, formando uma sombra que abrange um pequena faixa da superfície terrestre, fazendo com que, durante o eclipse, essa área fique escura durante um intervalo de tempo limitado do dia.
Nos eclipses, o contorno é sempre curvo: e, já que é a interposição da terra que cria o eclipse, a forma desse contorno será causada pela forma da superfície da terra, a qual, portanto, é esférica.
Os astrônomos da Grécia Antiga notaram que durante o eclipse lunar, a borda da sombra era sempre circular. Deduziram, assim, que a Terra poderia ser esférica ou redonda.
Eclipses ocorrem quando o movimento de algum astro em frente a uma fonte de luz projeta a sombra do astro sobre outro corpo celeste. Eclipse é um fenômeno astronômico marcado pelo escurecimento total ou parcial de um astro em virtude da passagem de algum corpo celeste em frente a uma fonte de luz.
Em 30 de novembro, além de marcar a última Lua Cheia do mês, é o dia em que os observadores do céu podem admirar um eclipse lunar penumbral. Esse fenômeno ocorre quando a Lua passa pela parte externa da sombra da Terra (penumbra), projetada pelo Sol.
A figura abaixo ilustra a posição do cometa C/2020 M3, além das principais estrelas para orientação no céu e o radiante da chuva de meteoros November Orionids, em 30 de novembro de 2020, às 04 horas e 32 minutos, momento que terá início o eclipse lunar penumbral.
eclipse solar parcial: quando apenas parte da luminosidade solar é ocultada pela presença da lua em um determinado ponto ou área. eclipse anelar ou anular: quando a lua não encobre toda a área do sol, formando um “anel” em volta do satélite natural da Terra.
Existem, por classificação, três diferentes tipos de eclipse lunar: o total, o parcial e o penumbral. O eclipse total ocorre quando toda a lua é encoberta pela sombra da Terra. ... O eclipse penumbral acontece quando a lua é encoberta pela sombra da Terra, mas com uma sombra um pouco mais “fraca”.
Há, por sua vez, três tipos de eclipse solar: o total, quando o sol é totalmente encoberto; o parcial, quando apenas uma parte é encoberta; e o anular, quando o tamanho aparente da lua não é suficiente para encobrir totalmente o sol, formando um anel envolta da sombra do eclipse (foto acima).
Um eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a sua luz numa estreita faixa terrestre. Do ponto de vista de um observador fora da Terra, a coincidência é notada no ponto onde aponta o cone de sombra risca a superfície do nosso planeta.
Eclipse solar total: saiba onde e quando poderá ser visto o fenômeno de 14 de dezembro no Brasil.
Tem mais depois da publicidade ;) O eclipse da Lua acontece sempre durante a Lua Cheia, pois é nessa fase que a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua. Entretanto, esse fenômeno não ocorre todos os meses porque a órbita da Lua ao redor da Terra não está no mesmo plano da órbita da Terra em relação ao Sol.
14 de dezembro de 2020