Os exercícios de Kegel envolvem a prática de contrair e relaxar os músculos do assoalho pélvico, e podem ser feitos praticamente a qualquer hora. Eles são benéficos para aquelas pessoas que deixam escapar um pouco de urina ao espirrar, rir, pular ou tossir, e também podem ser feitos durante a gravidez ou após o parto.
Portanto, os músculos do assoalho pélvico têm importantes funções, contraem-se para manter a continência urinária e fecal e relaxam permitindo o esvaziamento intestinal e vesical. Contribuem para a sustentação dos órgãos pélvicos e tem uma grande capacidade de distensão para permitir o parto.
Dentre os componentes de suporte do assoalho, destacam-se as fáscias pélvicas, o diafragma pélvico e o diafragma urogenital. O principal componente do diafragma pélvico é o músculo levantador do ânus.
Na mulher, o assoalho pélvico é perfurado por três estruturas tubulares: a uretra e a vagina, anteriormente, e o ânus, posteriormente. Cada qual atravessa o assoalho pélvico sob um ângulo, o que aumenta a ação esfincteriana dos músculos que se destinam a este propósito [6].
3) Outra dica é exercitar o músculo pubococcígeo, também conhecido como PC, que é encontrado em ambos os sexos e se estende desde o osso púbico até o cóccix. Ele forma o assoalho da cavidade pélvica, apoiando os órgãos que ali se encontram.