Fundamentos de Enfermagem Básica inclui informações sobre as habilidades que o estudante de enfermagem precisa ter para o sucesso na profissão, como princípios de microbiologia, controle de infecções e medidas de isolamento (Precauções-Padrão), crescimento e desenvolvimento, comunicação, documentação, processo de ...
“A enfermagem como profissão, é a única na medida, em que se dedica humanista, ás reações dos pacientes e de suas famílias, frente aos problemas reais e potenciais''. SAÚDE: é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não meramente a ausência de doença ou enfermidade.
O Cuidado na Enfermagem manifesta-se a princípio na preservação do potencial saudável dos cidadãos e depende de uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si. Por ser um conceito de amplo espectro, pode incorporar diversos significados.
Cuidados de enfermagem e segurança do paciente: o que é preciso observar?
As principais intervenções de enfermagem foram à reabilitação motora e funcional, administração de medicamentos, monitoramento das funções fisiológicas, planejamento para alta do paciente, cuidado emocional, cuidados para a prevenção de complicações e traumas, triagem na emergência, cuidados com a pele, avaliação de ...
Administrar medicação conforme prescrição médica; Realizar relatório de enfermagem; Manter curativos limpos - se houver; Realizar compressas úmidas com água destilada em pálpebras, para evitar queratinização de córnea.
Para manter a cânula da traqueostomia limpa e sem secreções, que podem provocar asfixia ou infecções, deve-se:
Os procedimentos invasivos consistem em métodos utilizados na assistência de saúde caracterizados por romper barreiras naturais do organismo, ou ainda penetrar em cavidades.
Os resultados obtidos neste estudo permitem concluir que os enfermeiros revelaram algumas formas de interação utilizadas no seu cotidiano que estão de acordo com a literatura preconizada: chamar o paciente pelo nome; comunicar os procedimentos que vão ser realizados; evitar comentários sobre o prognóstico próximo ao ...
Foram analisados quatro artigos que permitiram identificar fatores pertinentes à falta de comunicação do enfermeiro com o paciente sedado. Neles foram encontrados fatores tais como: o grau de sedação do paciente; ausência de expressão do paciente; tempo; entre outros.
Existem dois tipos de comunicação, a verbal e a não verbal, conforme Silva (2005) a comunicação verbal é aquela em que as pessoas se expressam por linguagem escrita e falada, e a não verbal é a interação das pessoas sem utilizar as palavras.
A comunicação verbal também emergiu como sendo o tipo de comunicação mais utilizado pelos profissionais de enfermagem no decorrer do dia de trabalho, e essa comunicação tem cunho informativo sendo largamente utilizada nas reuniões para se discutir as situações dos clientes ou assuntos de interesse comum.
As estratégias de comunicação terapêutica - expressão, clarificação e validação, mostram-se relevantes na relação interpessoal com o usuário, permitindo cuidar melhor dos problemas que afetam a saúde, contribuindo para maior adesão ao próprio cuidado.
As técnicas de comunicação terapêutica mais encontradas foram do grupo denominado clarificação (torna as mensagens mais compreensivas e claras) e o estímulo para comparações (utilizadas pelos trabalhadores de saúde para explicar questões relacionadas ao processo saúde-doença-cuidado).
A comunicabilidade é de extrema importância para a enfermagem tanto entre clientes quanto para chefia, pois facilita o relacionamento interpessoal, voltado às habilidades, competências e desenvoltura do trabalho em equipe.
A enfermagem exercita o "ouvir"durante as entrevistas, na consulta de enfermagem, buscando correlacionar teoria e a prática, almejando aprender o saber do outro para a realização mais consolidada da intervenção, já que ouvir é uma maneira de compreender a ampla experiência humana.
A comunicação é a principal ferramenta em saúde para a atuação do profissional, permitindo atender o principal objetivo da área - o Cuidar -, uma vez que possibilita disseminar informações, dividir experiências e elaborar estratégias de melhoria e inovação.
A importância da comunicação entre as equipes de saúde e os usuários do Sistema único de saúde, tem se tornado foco de estudos e debate em âmbito nacional e internacional, pois o que se destaca é que uma comunicação eficaz facilita o autocuidado e a adesão do usuário ao tratamento, é necessário “estar aberto a acolher ...
Melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde. Quando receber ordens verbais ou resultados de exames por telefone, ouça com atenção e anote tudo no prontuário. Depois, leia para a pessoa o que você escreveu e confirme se a informação está correta. Fique atento!
No ambiente hospitalar, é essencial que os profissionais envolvidos em tarefas comuns estabeleçam uma boa comunicação – desde a recepção até a alta do paciente. ... Qualquer profissional pode corrigir algo estabelecido para melhorar o ambiente de trabalho e a atenção ao paciente.
A atividade realizada apontou a carência de informação frente aos cuidados hospitalares e pós-alta. A comunicação efetiva é uma ação prioritária em todos os âmbitos, fortalecendo os vínculos paciente/família e profissionais da saúde culminando na maior adesão ao trata- mento.
Na área da Enfermagem, o feedback é um dos elementos presentes no processo de comunicação, onde um emissor, podendo ser o (Enfermeiro) envia uma mensagem para um receptor (Técnico de Enfermagem), através de um determinado canal.
Veja um resumo das metas:
A prática de uma comunicação em ¨alça fechada¨ (significa que a mensagem vai do emissor para o receptor, que deve retornar indicando que ouviu e entendeu) deve ser a regra nos diálogos dentro da equipe.