Gestão Financeira: curso e mercado de trabalho. O profissional de gestão financeira utiliza técnicas, métodos, tecnologias e conceitos financeiros para analisar demonstrações contábeis, otimizar investimentos, gerenciar e controlar o orçamento e os custos e apoiar a tomada de decisão em empresas.
1.
O profissional de finanças é o grande responsável pela gestão e saúde financeira da empresa. Por meio do seu conhecimento especializado, ele toma as decisões mais assertivas para que o planejamento financeiro seja respeitado e os resultados continuem aumentando.
Finanças envolve estatística, dados, análises de mercado, planejamento financeiro a longo prazo e tudo o que tem a ver com números. Portanto, é indispensável que o profissional tenha um perfil analítico. Analisar, entender e gerar insights a partir dos mais diversos dados faz parte de sua rotina.
Afinal, o que faz quem trabalha nessa área? Um gestor financeiro tem grande importância, porque é quem fica responsável pelo dinheiro e seu uso estratégico em uma empresa. Ao se formar na área, você não tem que fazer o pagamento de impostos ou gerar dados, pois isso é papel da contabilidade.
Para se tornar um assistente financeiro é necessário ter uma formação teórica e técnica na área. Não há um curso específico para exercer essa função, mas cursos como Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas capacitam profissionais para trabalhar com finanças.
O contador é o profissional que cuida das contas de uma empresa. Ele registra e controla as receitas, as despesas e os lucros da instituição além de planejar e coordenar processos de compra, venda, investimento e negociações.
Se tem uma área com boas perspectivas de crescimento, esta é o mercado financeiro. O profissional de Gestão Financeira vem ganhando espaço em bancos, em corretoras, em instituições de crédito, entre outros. Afinal, é ele quem mantém os gastos de uma empresa sob controle e prospecta os melhores investimentos.
Analista, assessor, consultor, gestor... Existem profissionais que atuam em várias pontas do mercado financeiro. Conheça as principais atividades de cada uma das funções e o tipo de regulação a que estão submetidas.
Quem vai trabalhar em um departamento financeiro precisa ter uma formação em ciências contábeis, administração, engenharia de produção, ou economia, preferencialmente com especialização nas áreas de planejamento tributário, contabilidade de empresas, ou planejamento financeiro para empresas.
O importante é ter em mente que quanto mais conhecimento, capacidade e confiança o seu currículo demonstrar, maior será a sua chance de conseguir trabalhar no mercado financeiro. E ter um curso superior em áreas correlatas à ocupação é uma das melhores formas de se abrir às oportunidades.
Dicas para melhorar o setor financeiro da sua empresa
Controle financeiro pessoal: aprenda a fazer o seu
Confira, a seguir, 8 dicas para aplicar na sua empresa e fazê-la crescer de forma criativa, com ações inteligentes e focadas em resultados.
A estratégia financeira é o próximo elemento importante na implementação do plano. É um dos componentes do portfólio de estratégia corporativa. Abrange as decisões de financiamento necessárias para alcançar o objetivo geral, especificando o nível ideal de investimento e financiamento.
A Política Financeira estabelece diretrizes e restrições para a gestão das operações de Liquidez e Aplicações Financeiras, Atividades de Financiamento e Gestão de Risco de Mercado.
Ações importantes da gestão financeira
6 dicas para fazer um planejamento financeiro pessoal
Planejamento Financeiro – Vamos a prática: Escreva numa tabela de Excel todas as suas despesas, você pode usar as categorias clássicas na planilha de despesa pessoal ou criar algumas particulares. O importante é anotar sem se preocupar com o que está escrevendo, pelo menos por enquanto. Depois as classifique.
Que tal criar condições para que os objetivos de 2021 sejam alcançados?
Definindo um plano de ação